Secretaria da Educação do Estado da Bahia inscreve estudantes para a sétima etapa do Topa

Com o Programa Todos pela Alfabetização (Topa), a Bahia já atingiu a marca histórica de 1,1 milhão de alfabetizados. Para continuar assegurando a inclusão educacional daqueles que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar na idade certa, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia está com inscrições abertas para a sétima etapa do Programa até o dia 30 de março. Podem se inscrever para o primeiro letramento adultos, a partir de 15 anos, que nunca passaram pela escola.

Os interessados em aprender a ler e escrever devem procurar as Diretorias Regionais de Educação (Direc), em todo o Estado. Na capital, a matrícula pode ser realizada diretamente em associações de bairro que abrigam turmas do Topa ou nos Centros Sociais Urbanos dos bairros Liberdade, Mussurunga, Narandiba e Castelo Branco, portando Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Maior programa para alfabetização de jovens, adultos e idosos, criado pelo Governo do Estado, em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa visa garantir a essas pessoas as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita, sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.

“O Topa é responsável por um resgate da cidadania a partir do aprendizado da leitura e da escrita. Saber ler e escrever cria possibilidades e garante a saída de uma situação de exclusão para as pessoas que tiveram o direito de aprender negado ao longo de sua vida, fazendo com que elas possam reescrever a sua história”, declara a coordenadora pedagógica interina do Topa, Maria Célia Silva Coelho.

Notícias Relacionadas