Representantes do Colegiado Escolar eleitos pela comunidade tomam posse

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Representantes do Colegiado Escolar, eleitos entre o final de julho e início de agosto passados, estão tomando posse em seus cargos, nas unidades escolares da rede estadual da capital e do interior. Composto por estudantes, professores, funcionários e familiares, o colegiado tem como missão contribuir para a gestão escolar democrática e participativa das escolas na concepção, na execução, no controle, no acompanhamento e na avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa. Os novos membros empossados no conselho têm a expectativa de contar com a colaboração de todos no processo de melhorar cada vez mais a qualidade da Educação no Estado. 
 
Empolgado com a nova missão como representante dos estudantes no Colegiado Escolar do Colégio Estadual Jorge Amado, localizado na cidade de Guajeru (657 km de Salvador), Ruan Santos, 21 anos, 2º ano do Ensino Médio, ressalta o importante momento vivido pela comunidade escolar. “Ao participarmos do processo, estamos contribuindo para a construção de uma escola cada vez mais democrática e participativa, sempre visando a melhoria da qualidade pedagógica, tendo uma comunidade mais participativa”.
 
Já no Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, localizado na cidade de Jacaraci (719 km de Salvador), o coordenador pedagógico da unidade, Gildásio Souza e Silva, eleito como um dos representantes dos professores no colegiado, fala sobre a importância da participação de todos na vida escolar. “Eu sou recém-chegado na unidade, então será uma ótima oportunidade de colocar em prática, de forma mais ativa, ações que contribuem para uma boa gestão pedagógica. É bom destacar, também, a participação dos pais, que é fundamental para que os estudantes sintam uma continuação, uma extensão da escola em casa”.
 
Colegiado Escolar
O Colegiado Escolar tem mandato de dois anos e os membros se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. Dentre as ações prioritárias do colegiado, destacam-se: acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar; participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.
 

Notícias Relacionadas