Pronatec oferece curso de idiomas para profissionais

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado em parceria entre os ministérios da Educação e do Turismo, capacita profissionais baianos de áreas ligadas ao turismo. Os 45 grupos que já iniciaram as aulas são formados por trabalhadores como policiais civis e militares, guardas municipais, guias de turismo, camareiras, recepcionistas de hotel, além de atendentes de lojas e restaurantes.

Ao todo, 1.500 alunos já estão aprendendo ou aperfeiçoando os conhecimentos em Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). A meta é capacitar cinco mil profissionais até a Copa do Mundo de 2014. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e pelo Instituto Federal de Tecnologia (Ifba), responsável pela seleção pública para a contratação dos professores.

As primeiras turmas contemplam Salvador e o município de Cairu, na Costa do Dendê, sendo 1.100 beneficiados na capital e 400 na cidade do interior. Também está prevista a abertura de vagas em outras cidades de potencial turístico como Vera Cruz, Cachoeira, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João e Maragogipe.

Carga horária - A duração do curso básico é de 180 horas. As aulas são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, o que permite ao profissional conciliar a qualificação com o horário de trabalho. De acordo com a superintendente de serviços turísticos da Setur, Cássia Magalhães, outra ação prevista é o ‘Pronatec in company’, cursos de idiomas realizados no próprio local de trabalho.

Entre as empresas que devem receber a qualificação estão hotéis e restaurantes. “Nós entendemos que isso é muito importante, porque trabalha uma linguagem específica para cada linha de atendimento, além de socializar os conhecimentos das pessoas que atuam na área”, explica.

Público aprova aulas de língua estrangeira - A artista plástica Aline Costa percebeu a importância de aprender um novo idioma já na primeira semana de aulas. “O curso é muito focado no contato direto com o turista, o que torna mais fácil absorver o novo idioma”, diz. Ela tem um pequeno ateliê no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, onde expõe telas e outras obras de arte e recebe a visita de turistas estrangeiros com frequência.

Com as aulas de Inglês, Aline espera poder se comunicar melhor e, assim, fazer negócios com clientes de outros países. “Tenho certeza que o curso vai me preparar para receber bem os turistas, já que em uma semana de aula temos uma evolução muito grande, mesmo para quem tem alguma dificuldade. Está sendo incrível”, completa.

Capoeira - Na outra sala no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, as aulas reúnem universitários, produtores culturais e capoeiristas de grupos sediados no Forte da Capoeira. O cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, aluno do curso, afirma que, para o artista, o aperfeiçoamento na língua inglesa é fundamental não apenas para recepcionar os turistas, mas para a atuação dos praticantes da capoeira, como embaixadores da cultura baiana e brasileira no exterior.

“A capoeira é um dos maiores divulgadores da língua portuguesa e aprender o inglês, que é uma língua universal, é aprender a se comunicar para respeitar e entender outras culturas”, afirma Matéria.

Já o universitário Ítalo Rosário acredita que os conhecimentos em um segundo idioma vão abrir portas no mercado de trabalho. “Eu já vinha estudando desde 2010, e esse curso vai reforçar meu inglês, para eu estar afiado e aproveitar as oportunidades da Copa”.

Fonte: SECOM Bahia