Pronatec: Bahia oferta 1.277 vagas para estudantes da rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta segunda-feira (2/6), a primeira etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 (Pronatec), iniciativa do Governo Federal que tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes, trabalhadores e desempregados. O Pronatec também é uma experiência de Educação Integral, fortalecendo o ensino médio da Bahia e introduzindo a dimensão do trabalho na formação dos estudantes.

Nessa primeira etapa, estão sendo ofertadas 1.277 vagas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Ibirapitanga, Itacaré,  Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Olindina e Sobradinho, beneficiando estudantes do ensino médio para cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), que iniciam as aulas nesta segunda (2/6), e cursos de Formação Inicial e Continuada/Qualificação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com início no dia 9 de junho.

A segunda etapa, que contará com inscrições abertas em julho, terá a rede estadual de Educação Profissional como ofertante, por meio dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, tanto nas sedes como em unidades remotas. Ainda em 2014, estão previstas outras etapas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Instituto Federal da Bahia (Ifba), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Até o final deste ano, serão ofertadas mais de 16 mil novas vagas em 127 cursos de formação profissional pelo Pronatec nos 27 Territórios de Identidade baianos.

As vagas são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da rede estadual, que farão os cursos no turno diferente aos quais estão matriculados. As inscrições estão sendo realizadas nas unidades escolares beneficiadas pelo programa, pela equipe de mobilização das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e ofertantes, que apresentam os cursos.

Sobre o Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi instituído pelo Governo Federal em 2011. Na Bahia, é executado pela Secretaria da Educação, que é, ao mesmo tempo, entidade demandante e ofertante do programa. Desde quando o Pronatec foi iniciado na Bahia, em 2011, mais de 22.015 estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual foram atendidos. Destes,  10.781 foram qualificados pela Secretaria da Educação e 11.234 pelos demais ofertantes.

Notícias Relacionadas