Pronatec amplia qualificação e educação integral no Estado

A Secretaria da Educação está ampliando as oportunidades de qualificação profissional e educação integral por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Só neste ano, serão ofertadas 36 mil vagas, quatro vezes mais que em 2012, destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos - EJA Médio.  As aulas acontecem no turno diferente ao que os estudantes estão matriculados.

O número de cursos de formação profissional ofertados também aumentou. Passou de 104 para 180. E, objetivando interiorizar, cada vez mais, a Educação Profissional, o número de município beneficiados com o Pronatec subiu de 124 para 133 em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.
 
Os cursos do Pronatec, ofertados nas modalidades técnico de nível  médio e  Formação Inicial e Continuada (FIC), representam a reintrodução da dimensão trabalho no ensino médio. Na Bahia, o Pronatec é executado pela Secretaria da Educação, que é, ao mesmo tempo, entidade demandante e ofertante do programa, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof).

Os cursos FIC Pronatec estão vinculados com cursos técnicos já desenvolvidos na Rede Estadual de Educação Profissional. A ação ocorre em parceria com o Governo Federal com o objetivo de gerar maiores oportunidades para  jovens e trabalhadores. A ideia é reforçar o atendimento às demandas específicas dos Territórios de Identidades, de obras como Porto Sul, Vida Melhor e Copa 2014.

Notícias Relacionadas