Projetos de estudantes baianos são apresentados em Recife

Cinco projetos idealizados por estudantes e professores da rede de Educação Profissional da Bahia foram referência no I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia – Construindo Princípios e Diretrizes, realizado entre os dias 03 e 05/07, em Recife. As iniciativas do curso técnico em Agroecologia, dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, foram selecionadas como exemplo de experiências bem-sucedidas para contribuir com a educação agroecológica no Brasil.

Os projetos apresentaram os limites e avanços dos cursos técnicos em Agroecologia na Bahia, estado que tem a maior população rural do Brasil, o maior número de pessoas vivendo da agricultura familiar e, também, o maior número de cursos de Agroecologia do País. As pesquisas apresentadas em Pernambuco mostram a relevância de métodos pedagógicos, como por exemplo: ações de intervenção social e a realização de projetos na formação curricular dos estudantes.  Os relatos foram desenvolvidos pelos alunos sob orientação dos professores e, também, pelos docentes relatando as experiências dos estudantes.

Temáticas – Dentre os centros que representaram a Bahia, estão: o Cetep Recôncavo II Alberto Torres, em Cruz das Almas, com o projeto “Relato de Experiências no Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio - a construção do conhecimento em Agroecologia”; Cetep Piemonte da Diamantina, em Wagner, apresentando “Educação Profissional Técnica Integrada à Educação de Jovens e Adultos no Curso de Agroecologia”; o Ceep do Campo Milton Santos, em Arataca, com o relato de experiência sobre “A construção de Saberes e Sabores Agroecológicos: relato de experiência docente”; o Cetep Sertão Produtivo, em Caetité, com a temática “O Curso Técnico em Agroecologia e o Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Sertão Produtivo” e “Curso Técnico em Agroecologia: socializando alguns desafios e saberes do Cetep Sertão Produtivo”.

Rosany Kátia, diretora do Cetep Sertão Produtivo, diz que os desafios levam à consolidação e reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no curso de Agroecologia e em toda rede. “Superamos a cada dia os obstáculos, que vão desde a absorção real do conceito agroecológico até o reconhecimento desta nova formação pela sociedade. A sensibilização dos filhos de pequenos agricultores para estudarem no curso técnico em Agroecologia é uma estratégia eficaz para sanar os baixos índices de escolaridade encontrados entre a população rural, além de facilitar a articulação entre o conhecimento científico e o conhecimento de agricultores camponeses acumulados, historicamente, a partir da relação com o meio em que vivem”, considera.

O Ceep do Campo Milton Santos, que está situado no Assentamento Terra Vista, realiza diversas práticas agroecológicas, por meio das quais agricultores são envolvidos e passam a multiplicar o conhecimento adquirido em outras comunidades de reforma agrária e de agricultura familiar. Uma das práticas em destaque é o manejo agroecológico do cacaueiro em Cabrucas, que permite produção do cacau orgânico, fino e especial, possibilitando aos agricultores retirarem seu sustento sem prejudicar o meio ambiente, plantando, colhendo sem desmatar e sem destruir a biodiversidade.

Fortalecimento – Para Augusto Araújo Santos, professor e coordenador do curso técnico em Agroecologia do CEEP do Campo Milton Santos, são estas experiências exitosas que fortalecem, cada vez mais, o trabalho realizado pela Educação Profissional da Bahia, no Estado, e proporciona o seu reconhecimento no País. “Graças à parceira entre o Centro e o assentamento, por exemplo, estamos produzindo cacau de qualidade, agregando valor ao produto de cacau, alcançando novos mercados nacionais e internacionais para cacau orgânico, fino e especial, preservando e conservando a biodiversidade da Mata Atlântica. Além de estarmos enriquecendo a formação dos nossos estudantes em contato com a prática”, explicou.

A professora Ana Rita Silva, orientadora do projeto de autoria das estudantes Letícia Fiúza e Tailane Silva de Oliveira, do Cetep Recôncavo II Alberto Torres, também reforça a ideia de que experiências como estas são fundamentais no processo de formação dos estudantes. “Essas experiências que são realizadas dentro do ambiente escolar contribuem muito para a formação dos estudantes, pois como cidadãos passam a pensar no próximo, na sua comunidade com mais cuidado. Eles desenvolvem uma percepção crítica sobre sua formação, sobre seu papel como profissional e como ser humano. Participar de um evento como este é motivador para nossos estudantes e para os nossos professores”, disse.