Projetos científicos de estudantes da rede estadual são finalistas da 16ª edição da FEBRACE

Palavras-chave:
As ideias criativas e inovadoras dos jovens cientistas dos colégios e centros da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual das cidades de Ilhéus, Itabuna, Poções, Salvador, Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro, Valente e Vitória da Conquista, foram selecionadas para participar da 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Os projetos científicos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2017, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e se destacam pela relevância e alcance social. Eles serão apresentados e avaliados na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), de 13 a 15 de março de 2018. 
 
Um dos projetos selecionados é o “Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem”, dos estudantes Ana Leticia Araújo e Saulo Ferreira, do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente, a 238 Km de Salvador, e orientado pelo professor Adaltro José Araújo. O dispositivo é uma câmera monitor, que é instalada no retrovisor externo do veículo, que serve de auxílio para o motorista na hora de realizar uma ultrapassagem. 
 
“A câmera auxilia e evita que o motorista faça movimentos ao tentar realizar uma ultrapassagem e evite o grande número de acidentes. Para a criação do protótipo, realizamos levantamentos, pesquisas com a Polícia Rodoviária Federal e Estadual e verificamos que mais de 12% dos acidentes que ocorrem no trânsito é por conta desse movimento que os motoristas fazem durante a tentativa de ultrapassar. Fiquei emocionado quando soube da seleção. É a culminância de um trabalho que extrapola os muros da escola e que surgiu de uma discussão em sala de aula sobre infração e acidentes de trânsito. Com isso, o aluno percebe que ele é protagonista do aprendizado dele”, explica o orientador. 
 
A estudante Ana Letícia, uma das idealizadoras do protótipo, já está trabalhando para melhorar o projeto para apresentação na feira. “Como é uma feira nacional, onde envolve os melhores projetos de todo país, temos que apresentar a melhor versão do nosso projeto. Nosso protótipo é muito grande, porque a gente fez no tamanho real de um carro, então, como vamos nos deslocar para longe, vamos tentar reduzir o tamanho para facilitar a locomoção e também aprimorar algumas coisas com nosso orientador”, conta.  
 
Seu colega, Saulo Ferreira, está animado com a possibilidade do seu projeto ser um dos vencedores da FEBRACE. “Fiquei surpreso com a notícia. Mas já estou ansioso para a viagem, conhecer São Paulo, participar da feira, visitar outros projetos, saber o que os estudantes do país estão criando, inovando e apresentar nosso trabalho. Mas, na verdade, o que queremos é convencer as pessoas que nosso projeto pode ajudar a população brasileira, que é um projeto relevante. Porque se colocarmos em prática, evitaremos um número significativo de acidentes fatais”, pontua. 
 
Outro projeto que também vai representar a rede estadual da Bahia é o “Você tem atitudes sustentáveis?”, da estudante Renata Gondim, 15, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, a 509 Km de Salvador. A jovem, junto com sua orientadora Elmara Pereira, criou um jogo interativo, com perguntas sobre o cotidiano do jogador e, ao final, o jogador recebe orientações sobre sustentabilidade. “Buscamos com esse jogo, promover atitudes sustentáveis por parte das pessoas, dando ênfase à economia de água, separação e descarte de lixo eletrônico e transporte. Recebemos com muita alegria a notícia do resultado da seleção do projeto para a FEBRACE, a maior feira de tecnologia do país”, comemora a orientadora.   
 
A inventora do jogo, Renata Gondim, 16 anos, revela que, desde que recebeu a notícia da classificação, está contando os dias para apresentar seu projeto. “É uma feira muito grande, de visibilidade nacional. Fiquei surpresa e muito emocionada com a classificação do meu jogo para uma feira com a dimensão da FEBRACE. São muitos projetos inovadores, de estudantes de todo Brasil. Confesso que não contive as lágrimas quando recebi a notícia. Agora vamos estudar formas de aprimorar o jogo, planejar a apresentação e tentar conter a ansiedade”, pontua.  
 
A Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, incentivo à cultura investigativa, que vem, desde 2003, descobrindo novos talentos, gerando oportunidades de inovação e empreendedorismo no Brasil. Além de ter um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
 
Confira a lista dos projetos selecionados:
 
Ação antimicrobiana de extratos aquoso e etanólico de alfava (Ocimum Gratissimum) – Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus. 
 
Análise da eficiência do pó de pet como alternativo da cultura de espécies leguminosas – Colégio da Polícia Militar Antônio Carlos Magalhães – Itabuna.
 
As nascentes do rio das mulheres – Cuidar para não morrer – Colégio Estadual Eurides Santana – Poções.
 
Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás – Colégio Edvaldo Brandão Correia – Salvador.
 
Gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da produção de banana para desenvolvimento de bioetanol de segunda geração – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras. 
 
SAB – O caminho para combater o descarte indevido do lixo e os problemas ocasionados a comunidade alagoense – Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães – Alagoinhas.
 
Separador alternativo de resíduos: Recycling Truck – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Juazeiro.
 
Smartcam:  Dispositivo de segurança para ultrapassagem – Colégio Estadual Wilson Lins – Valente.
 
Você tem atitudes sustentáveis? – Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) – Vitória da Conquista.
 

Notícias Relacionadas