Projeto Tempos de Arte Literária (TAL) estimula a produção literária dos estudantes da rede estadual

Comemorado nesta sexta-feira (25/7), o Dia Nacional do Escritor presta homenagem aos literatos que se dedicam à arte de despertar a imaginação das pessoas pelas composições literárias. Um saber que pode chegar cada vez mais cedo se for estimulado. Exemplo disso é o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, desde 2008, tem o intuito de estimular a produção literária nas escolas da rede estadual de ensino.

Finalista do projeto em 2013, Vital Macedo Neto, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Flaviano Dantas, em Banzaê, tem o dom literário marcado na genética. “O meu primeiro contato com esse universo veio das cantorias do meu pai, que, assim como o meu irmão mais velho, é repentista. Aos nove anos, já fazia meus os primeiros rabiscos, aos 10 escrevi o meu primeiro poema que foi premiado com um bombom. A partir daí, não parei mais”, conta o adolescente que lançou seu primeiro cordel ano passado.

Para Vital, o ato de escrever é também uma maneira de ser livre. “Escrever para mim significa a liberdade de expressar o real e o não real na minha realidade. É quando eu me liberto da matrix que o mundo me impõe para criar a minha própria matrix”, revela o estudante, que escreve quase diariamente e tem, entre suas principais influências, Ariano Suassuna, falecido na última quarta-feira (25/7), Leandro Gomes de Barros e Luís de Camões.

TAL – Projeto de natureza educativa, artístico-literária e cultural, o Tempos de Arte Literária conta com a participação de estudantes da rede estadual de ensino da Bahia. Além de fomentar a produção literária nos ambientes escolares, o projeto visa, ainda, a valorização das manifestações culturais regionais e a construção de um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares.

O TAL é desenvolvido em três fases: escolar, regional e estadual. Em 2014, 1.139 escolas da capital e do interior do Estado irão participar do projeto, que é pioneiro no País. “O Tal foi concebido para abranger toda a rede estadual da Bahia criando espaços de leitura e criação literária, onde os estudantes conhecem a literatura clássica e contemporânea e constroem a literatura presente, assumindo o lugar de “pequenos” escritores que revelam as grandezas de suas percepções”, declara a coordenadora de Projetos Intersetorias da Secretaria da Educação, Nide Nobre.

Atualmente, o projeto está na fase das culminâncias escolares que acontecem até o dia 1 de agosto.

Dia Nacional do Escritor – O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 1960, após o Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, realizado pela União Brasileira dos escritores. Na época, a instituição tinha como presidente João Peregrino Junior e Jorge Amado como vice.