Projeto estimula gosto pela arte literária em Itabuna

Palavras-chave:
O projeto “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola” tem envolvido os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Litoral Sul II e do Colégio Estadual Presidente Médici, ambos no município de Itabuna (Sul baiano), e despertado o interesse pela literatura. Tanto é que os estudantes Arthur Almeida e Cristiane dos Santos, do CETEP, e Bruna Novaes, do Colégio Estadual Presidente Médici, envolvidos na ação terão as suas poesias inseridas na coletânea ‘Antologia Poética’, resultado do concurso nacional de poesias “Poetize 2018”, promovido pela Vivara Editora.
 
O projeto foi idealizado pelo professor Adelson Menezes dos Santos, com o objetivo de estimular nos alunos o prazer da leitura e da produção textual. Com a sua “sacola literária” cheia de livros, o professor Adelson circula de sala em sala estimulando os estudantes a participarem da oficina extracurricular que, desde o ano passado, vem fazendo a diferença na vida escolar dos jovens. A estudante Bruna, 17 anos, é testemunha dos benefícios que projetos como o idealizado pelo educador promovem no processo de ensino e aprendizagem. “O estímulo à leitura acaba incentivando a escrita. Por isso, acho muito válidos projetos como o da sacola literária, porque desenvolvem o nosso senso crítico e nos dar mais incentivos a escrever os nossos textos, como a poesia ‘Metamorfose’, através da qual falo sobre a transformação do amor e com a qual fui selecionada para participar da antologia da editora Vivara”, relata a aluna, que tem uma média mensal de leitura de quatro livros.
 
Embora ensine as disciplinas Química e Física, o educador é movido pela paixão pela Língua Portuguesa. Ao circular pelo ambiente escolar com as enormes sacolas carregadas de livros, ele busca a inspiração para motivar seus alunos não só ao hábito à leitura e à escrita, mas, também, contribuir para a formação cultural dos estudantes. “Visitamos museus e outros espaços culturais, através dos quais os alunos se deparam com obras de artes cujos traços geométricos, por exemplo, remetem aos conteúdos de Matemática. No Museu do Cacau, observaram os processos de fermentação do fruto e relacionam aos conteúdos de Química”, relata, revelando que, neste ano, pretende incrementar ainda mais as visitas culturais.
 
Interdisciplinar e contextualizado - O projeto “Leitura vai, escrita vem: colhendo produções no chão da escola”, ressalta o professor, parte de uma metodologia onde os conteúdos das disciplinas são trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizada, possibilitando aos seus alunos a diversas opções que os levem a produção ativa de conhecimentos. “Para nortear e sensibilizar os alunos para os trabalhos pedagógicos do projeto de leitura e produção textual, recorro a obras literárias como ‘O diário de Anne Frank’ e Eu sou malala’, pois são livros que falam sobre duas meninas que, mesmo com a pouca idade, fizeram muito pelo mundo, sendo exemplos de força e superação”, destaca.

Notícias Relacionadas