Produção científica das escolas estaduais é destaque na SBPC

Palavras-chave:
As distintas produções científicas dos estudantes da rede estadual de ensino estão tendo destaque na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sábado (9), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. São 11 trabalhos desenvolvidos em sala de aula por meio do programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e que visa estimular o estudo das Ciências e o protagonismo científico dos estudantes.
 
Fotos: Emerson Santos e Roberta Rodrigues
Os projetos dos estudantes estão relacionados ao tema da SBPC que é ‘Sustentabilidade, tecnologia e integração social’. Gabriel Oliveira Brito, 18 anos e Gabriela Barbosa, 17, que cursam o 2º ano no Colégio Estadual Doutor Antônio Ricaldi, em Porto Seguro, estão expondo o projeto ‘A Lua e o comportamento das marés’, que trata da Física das marés. “Este projeto nos despertou mais interesse pela investigação científica porque aprendemos na prática com a observação da natureza, pois, relacionamos a altura da maré oceânica com as posições e fases da lua”, diz o estudante. Gabriela Barbosa acrescenta: “a SBPC está sendo extremante rica porque é uma troca de conhecimento constante, pois, muitas pessoas param para saber informações da nossa pesquisa e isso é muito bom”, afirma.
 
Pensando na sustentabilidade, as estudantes Rayane Gama, 17, e Izabele de Jesus, do 3º ano, do Centro Educacional Machado de Assis (CEMAS), em Teixeira de Freitas, desenvolveram um desengordurante natural. “Nosso desengordurante pode ser feito em casa com produtos simples como caldos de limão e laranja, água e bicarbonato de sódio com o objetivo de substituir produtos industrializados que poluem o meio ambiente”, destaca Izabele. Já Rayane afirma que vai aproveitar ao máximo a SBPC. “É uma boa oportunidade para aprender coisas novas e está sendo muito estimulante participar de um evento grande como este”, comenta.
 

Notícias Relacionadas