Ouvidor geral recebe estudantes que criaram aplicativo para denunciar violência contra mulher

Na última sexta-feira (16), o ouvidor geral do Estado, José Maria Dutra, recebeu em seu gabinete os estudantes Alan Robert do Carmo, 17, e Carlos Eduardo Soares, 18, ambos do 3º ano do Colégio Estadual Sete de Setembro, localizado no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os jovens são os criadores do aplicativo ‘Conscientizando’ que orienta como denunciar a violência contra as mulheres.
 
Criado no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o App pode ser baixado em celulares Android e disponibiliza a Lei Maria da Penha e o Disque 180. Está em uma versão bilíngue (Português e Inglês) e recebe denúncia anônima. É possível acessá-lo por meio do Playstore e no Blog
 
É resultado de um trabalho escolar da disciplina Língua Inglesa, na qual a professora Cíntia Bárbara solicitou que elaborassem uma campanha publicitária com o tema Violência contra a Mulher. “Eu disse a eles que poderiam utilizarem mídias, dramatizações, cartazes, folhetos e outros. O aplicativo surpreendeu a todos por ser algo de utilidade social de extrema relevância. É gratificante quando os alunos compreendem o outro no seu modo de ser e agir no mundo em suas dimensões sociais, políticas, culturais, identitárias e ideológicas”, explicou a professora.
 
Segundo Carlos Eduardo, ele e o amigo sempre gostaram de estudar sobre tecnologia e aproveitaram a oportunidade para desenvolver o aplicativo. “Nós pensamos que seria uma forma interessante de atingir um número maior de pessoas, oferecendo informações e orientando sobre como buscar ajuda”, disse Carlos durante apresentação do app.
 
Para o diretor do colégio, Diógenes Ribeiro, que também acompanhou a visita, a iniciativa impacta positivamente a comunidade escolar e o bairro como todo. “Isso demonstra que nossos alunos elaboram projetos baseados na Iniciação Científica, buscando a aplicabilidade do mesmo em nosso território (Subúrbio Ferroviário). Com essas ações formamos alunos pesquisadores que, com seus projetos, na prática, visam o bem-estar e segurança da nossa comunidade”, destacou Diógenes.
 
"O sentimento é de gratidão diante de uma iniciativa tão espontânea, autodidata e que beneficia toda a sociedade, de estudantes da escola pública. Alan e Carlos estão de parabéns e comprovam que a comunidade escolar pode muito em suas ações, que vão além da exposição de conteúdo, mas é um organismo vivo de ideias e criações que auxiliam o coletivo', enfatizou o ouvidor geral, José Maria.
 
 

Notícias Relacionadas