Oficina de piloto virtual do CJCC impulsiona carreira de estudante na aviação

Foto: divulgação

Gabriel Sampaio, 20, ainda era estudante da rede estadual quando decidiu se matricular na oficina “Simulador de voo”, oferecida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador. Com as aulas do curso, a curiosidade que já tinha pela aeronáutica se tornou uma paixão e, agora, se consolida como meta profissional. A carreira começa a decolar. Ele acaba de passar na seleção para coordenador de voo em uma empresa baiana de táxi aéreo e, a partir do dia 2 de julho, dá início ao trabalho na empresa. Como ex-aluno da escola pública, ele comemora a oportunidade, através do CJCC, de ter tido as primeiras noções para alçar seus voos futuros.

Quando começou a frequentar a oficina “Simulador de voo”, realizada pelo CJCC em parceria com o projeto Asas do Brasil/Fly Centro Aeronáutico, Gabriel conta que sabia “quase nada” de aviação e foi ali que despertou o interesse em aprender o ofício da carreira de piloto. “A oficina foi, para mim, a abertura de uma porta para o universo da aviação. Foi onde tive os primeiros conhecimentos ligados à aviação, passados pelo professor André Drummond. À medida que as aulas foram prosseguindo, fui ficando cada vez mais apaixonado e, graças à oportunidade desse curso, tive a chance de ser selecionado para coordenador de voo na empresa de táxi aéreo, onde terei a missão de fazer o gerenciamento das operações”.

O jovem Gabriel conta que, agora, o sonho de se tornar piloto ganha contornos mais palpáveis. “Minha expectativa é de crescer na empresa até conseguir me tornar piloto. Esta experiência no meu currículo vai ser um diferencial importante na carreira que pretendo abraçar. Estou muito feliz e determinado a seguir a carreira. Também pretendo fazer o curso superior de Ciências da Aeronáutica”, revela ele, aluno do curso de Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O diretor e instrutor do projeto Asas do Brasil / FLY Centro Aeronáutico, André Drummond, considera merecida a oportunidade que seu ex-aluno terá na empresa de táxi aéreo que o contratou. “Gabriel é um apaixonado pela aviação. A vida dele mudou muito desde que passou a participar da nossa oficina. Ele é muito inteligente e foi se despertando para a aviação, tornando-se um aluno muito focado, centrado, sério e maduro para a pouca idade. Agora, ele terá a chance de ganhar novas experiências na função de coordenador de voo, que é um cargo de muita responsabilidade, por meio do qual irá definir a tripulação, fazer o controle da manutenção das aeronaves, solicitar combustível, entre outros atributos. Ele vai ser preparado para ser piloto da empresa e, no futuro, poderá seguir a carreira em uma empresa de linha. Gabriel terá uma trajetória importante”, acredita.

Simulador de voo – A cabine do simulador de voo é uma plataforma de treinamento avançado que possui um banco de dados com mais de 23 mil aeroportos, com suas respectivas cidades e formações geográficas. Os cenários são projetados em telão na frente da cabine de comando, proporcionando a sensação de realismo ao piloto ou ao visitante embarcado. O curso de piloto virtual do Centro Juvenil de Ciência e Cultura tem duração de três meses e acontece em turno diferente ao que o aluno estuda. A oficina contribui para os ensinamentos de disciplinas como Geografia, Física, Matemática e Inglês.

CJCC -  Os Centros Juvenis de Ciências e Cultura, projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, beneficiam estudantes da rede com cursos e oficinas ministradas no turno oposto os quais estão matriculados no ensino regular.  Entre os cursos e oficinas ofertados estão: Robótica, Ecociência, Giro da Física, Embaixadores da Ciência, Biotec, Universo e seus Mistérios, Eu Escritor, QuadriVerso, Batalha de Argumentos, Desafio da Escrita, Garagem de APPs, Games, Língua Inglesa, Papéis Interativos, Ser & Grafias, Movidance, Jogos Teatrais, Fotografia, Filme, Edite e Publique, Música, Corpus, LabMath;, Conectados, Culturama e Piloto Virtual. Além de Salvador, os CJCC estão sediados em Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Senhor do Bonfim.