Obras mostram o olhar estudantil sobre a mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Escola do Legislativo, realiza, a partir de segunda-feira (4/03), às 10h30, na Assembleia Legislativa, a exposição Faces e Fases das Mulheres nas Visões Estudantis. As obras de artes que compõem a mostra foram elaboradas por alunos das escolas estaduais da Bahia por meio do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), no ano de 2012, e têm em comum o fato de retratar a mulher brasileira em suas mais diversas faces. A mostra segue no espaço até sexta-feira (8/3).

Esta é a quarta exposição com obras de estudantes da rede estadual na Assembleia Legislativa, mas a primeira relacionada a uma data específica. “Entre os temas que são retratados pelos estudantes em suas obras, a mulher é predominante. E são diversas as mulheres criadas por eles. Por isso, escolhemos esta temática”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria, ressaltando que a produção de artes plásticas está diretamente ligada ao cotidiano estudantil. “O AVE permite um voo de imaginação do aluno. A arte, para eles, não tem fronteiras e faz parte dos contextos escolares”, considera.

AVE – Criado pela Secretaria da Educação do Estado em 2008, o AVE é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, envolvendo os estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico).

O projeto propõe estimular a criação de obras de artes visuais nas escolas, assim como a valorização das expressões culturais regionais, estimular o processo de embelezamento e estetização da escola, promover exposições dessas obras de arte estudantis e estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento.

Notícias Relacionadas