Mostra de Artes Visuais premia estudantes

“A minha maior alegria é perceber que, a cada ano, há um grande crescimento na qualidade técnica e criativa”. Foi com estas palavras que o artista plástico baiano Fernando Oberlaender, jurado na final da 6ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), classificou o desempenho das 93 obras dos estudantes da rede estadual. A exposição, que acontece durante o 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, pode ser visitada até sexta-feira (29/11), das 9h às 18h, no nível 6 da Itaipava Arena Fonte Nova.
 

O AVE premiou cinco obras nesta quinta-feira (27/11): Os Miseráveis, de Maruzan Porto (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Guanambi); Cidade, de Lindomar dos Santos (Colégio Boa Vista do Tupim – Boa vista do Tupim); Fantástica Viagem Fabulística Macaubense, de Margarete e Roberta Dias (Cetep Bacia do Paramirim – Macaúbas); Tempos Modernos, de Célia Afrânio Rocha (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Guanambi) e Os Garimpeiros, de Alex Sauro Oliveira (Escola Estadual Horácio de Mattos – Piatã).

O estudante Maruzan Porto falou de sua participação na Mostra. “É uma experiência sensacional, pois temos total liberdade de nos expressar, usando a subjetividade para expormos nossas ideias”, explica. Ele também ressalta a importância do incentivo realizado na escola “pois integra os estudantes e traz novas perspectivas na aprendizagem”.

Entre os jurados, também estava a professora da Escola de Arte da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Graça Ramos, que elogiou o AVE como um projeto fundamental na transformação da Educação. “A arte tem que ser usada como ferramenta, metodologia e estratégia de educação. Um projeto como este tem que ser intensificado para que a Bahia seja, no futuro, um celeiro de artistas”.

 

Notícias Relacionadas