Meio Ambiente: mais de mil escolas já realizaram a conferência. Prazo encerra no dia 14/09

Mais de 1.100 escolas da rede estadual de ensino da Bahia já realizaram a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A Bahia é o terceiro estado com o maior número de escolas que concluíram a ativdade com registro no Ministério da Educação. Para as unidades que ainda não realizaram a conferência, o MEC prorrogou o prazo até o dia 14 de setembro para realizar a conferência infantojuvenil pelo meio ambiente. Com a prorrogação do prazo, a data limite para o registro das escolas no site do Ministério da Educação também foi prorrogado até o dia 14 de setembro. A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece de 25 a 29 de novembro deste ano, em Brasília, é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades, a partir de uma educação crítica, democrática e transformadora.

>> Mais informações sobre a II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Mobilização - De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa, um processo de planejamento possibilitou uma grande mobilização das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e das unidades escolares para a participação nas conferências. “O efeito desse processo reflete na sociedade. A Conferência é apenas um pretexto pedagógico para estimular um processo que deve acontecer de forma contínua em sala de aula”, frisou.

Conferências – Antes de chegar à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, é preciso cumprir algumas etapas. Após as conferências escolares, nas quais serão apresentados e elaborados os projetos de ação, alguns municípios realizarão suas conferências municipais. Na etapa seguinte, acontecerão as conferências regionais, nas quais cada Direc  irá escolher os projetos que representarão a regional, no período de 16 a 18 de outubro, na etapa estadual.

Com o tema “Vamos Cuidar da Bahia com Escolas Sustentáveis”, a II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será o espaço para a seleção dos projetos que representarão a Bahia na Conferência Nacional.