Liderança estudantil promove o protagonismo juvenil na rede estadual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O governador Rui Costa fez o convite já no primeiro dia de gestão para que todos se unissem pela melhoria da educação pública na Bahia. Os estudantes estão entre os primeiros a se mobilizarem e, por meio do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, atenderam o chamado para a eleição de líderes de classe promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Neste dia do Estudante (11 de agosto), os 15.138 líderes e 14.946 vice-líderes eleitos comemoram as mudanças que o exercício da liderança está promovendo nas escolas onde estudam e, principalmente, na vida de cada um deles.


"É preciso que tenham pessoas que possam apresentar ideias próprias e propostas pelos colegas", estudante Diego dos Santos

É o caso de Diego dos Santos, 2º ano do ensino médio, do Colégio Estadual de Brumado, que tem participado ativamente das ações desenvolvidas na escola desde que foi eleito líder de classe. “Desde que fui eleito, venho participando regularmente de reuniões e palestras que buscam ouvir os líderes e mostrar o conceito de liderança”, explica. “Numa escola com mais de mil estudantes, é preciso que tenham pessoas que possam apresentar ideias próprias e propostas pelos colegas. E, nesse processo, percebi que eu podia ajudar nesse sentido e, em tão curto espaço de tempo, já estou muito mais maduro”, afirma.
 
A líder do 2º ano, Deisiane Carmo dos Santos, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari, fala do processo democrático e do quanto já aprendeu com o exercício da liderança. “Já tivemos quatro reuniões com a direção e funcionários e está sendo bem produtiva. Estamos apontando algumas melhorias que podem ser realizadas na escola e a relação está ótima, principalmente com os colegas”. Ela ainda destaca a importância da representação dos alunos. “É fundamental que haja uma liderança que pode organizar as sugestões e opiniões da turma, assim podemos ser mais fortes nas reivindicações”.

"Esperamos contribuir para melhorar a escola e sabemos que é apenas o começo”, estudante Ione Santos

Desenvolvendo um projeto concreto, a estudante do 3º ano Ione Santos, do Colégio Estadual Américo Simas, em Lauro de Freitas, ressalta as propostas apresentadas à gestão escolar. “Na primeira reunião, apresentamos duas sugestões que foram: a criação de um jardim e a reforma do banheiro feminino. Esperamos contribuir para melhorar a escola e sabemos que é apenas o começo que deve ser seguido por todos os colegas”.
 
Líderes de Classe
Este ano, a Secretaria da Educação realizou a primeira eleição geral para eleição dos líderes e vice-líderes de classe da rede estadual de ensino. Os estudantes eleitos têm a função de serem os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para a ambiência na unidade de ensino. A proposta faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, para promover o protagonismo juvenil, fazendo com que os alunos se envolvam nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa.

Notícias Relacionadas