Jogos Estudantis da Rede Pública abrem espaço para surf, dança de salão e vôlei

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) fortalecem a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica. Mais de mil unidades escolares da capital e do interior do estado estão envolvidas. O projeto que, este ano, mobiliza cerca de 150 mil estudantes, tem como base a participação, diversidade, ética, cooperação, regionalismo e emancipação

Além das modalidades esportivas convencionais - atletismo, futebol, futsal, basquetebol, voleibol, handebol, xadrez e ginástica rítmica – Os Jogos Estudantis privilegiam as especificidades regionais e dão lugar às experiências inovadoras, com foco na diversidade, gênero e necessidades educacionais especiais.  “O objetivo do esporte escolar e dos Jogos Estudantis é o processo formativo e as aprendizagens de modo inclusivo”, afirma a coordenadora de Educação Física da Secretaria da Educação, Kelly Costa.

Na região de Ilhéus, por exemplo, entraram para o circuito dos Jogos Estudantis, o festival de dança de salão para estudantes surdos, de surf e de vôlei de praia. O professor de educação física, Cristiano Bahia, conta que a implantação do voleibol de praia com meninos e meninas, jogando no mesmo time, foi um pedido dos professores para trabalhar questões de gênero. “Deu certo e nós aproveitamos a orla da cidade. Também valorizamos a cultura local ao incluirmos o surf”.

Cristiano Bahia lembra que o município de Olivença (a 18 km de Ilhéus), famoso por destacar surfistas no cenário nacional, é onde a participação no festival estudantil de surf é mais expressiva.

Já o festival de dança de salão para estudantes surdos, resulta da experimentação pedagógica da professora de Educação Física, Keyla Campos, incentivada pelo curso de Educação Física Adaptada, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Etapas – A primeira etapa dos Jogos, realizada nas unidades escolares, por meio de projeto didático-pedagógico, mobiliza os estudantes para as aprendizagens da cultura corporal e dos esportes, em festivais e torneios internos. Essa fase  credencia a escola para participar das etapas seguintes.

Durante o mês de agosto, acontece a segunda etapa dos Jogos, com a participação das escolas por município ou polo. Participam as escolas credenciadas na primeira fase. Já a terceira e última etapa dos Jogos Estudantis será concluída até outubro e corresponde às finais regionais, que acontecerão nas cidades-sedes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) do Estado.