Jogos digitais melhoram aprendizado de Matemática e Física

Palavras-chave:
A familiaridade com as novas tecnologias desperta um grande interesse nos estudantes. No Colégio Estadual Professora Anita Rabello Barreto, em Jequié, os estudantes foram envolvidos no projeto Scracht, software de construção de jogos e animações. O objetivo é aguçar a criatividade utilizando conexões em lógica de programação para produzir jogos e contribuir para melhorar o desempenho em Matemática e Física.
 
“Eu percebi que os estudantes sempre estavam utilizando o computador e o celular para acessar jogos online. Então, fiz um desafio para que eles criassem esses jogos. Como a resposta foi positiva, realizamos uma seleção com 54 estudantes, na qual foram selecionados 16 alunos que tiveram o maior interesse em participar das oficinas para a produção dos jogos,” explicou o professor de Matemática e Física, André Carlos Pereira da Silva.
 
Entre os selecionados, está o estudante do 3º ano, Emerson Miranda, 17 anos, que conta o seu interesse pelo projeto. “Eu já tinha uma noção porque sempre tive interesse pelos jogos, mas aprender a lógica de comandos para o aplicativo funcionar, realmente, nos dá uma visão diferente sobre essas tecnologias”, relata.
 
Fotos: Acervo pessoal
Para a sua colega, Carolina Lima, 16, estudante do 2º ano, a oportunidade encontrada na escola é única. “Estou tendo a chance de aprender um assunto que parecia distante e hoje o aprendizado me faz até pensar em cursar um Ensino Superior na área. Acho muito bom poder encontrar isso na escola pública”, afirma.
 
Para o professor André Carlos, esse conhecimento motiva a criatividade dos estudantes e contribui para o raciocínio lógico que é tão importante para a Matemática e a Física. “Eles começam a sugerir mudanças estruturais em jogos como ‘ping-pong’ e ‘cobrinha’, criando novas possibilidades de usabilidade. Todo este aprendizado reflete em uma maior facilidade para a resolução de problemas da Matemática e em um maior entendimento da Física”, destaca.
 
Scratch - O projeto Scratch nasceu em 2003, no grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten, do laboratório de Mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Liderado por Mitch Resnick, o grupo acredita nos benefícios de ensinar as crianças a escrever códigos para que eles possam fazer mais do que simplesmente "ler" as novas tecnologias, mas também criá-las.
 
O Scratch, software de construção de jogos e animações baseado na programação de blocos, é uma das plataformas mais utilizadas devido a sua facilidade de uso e sua interface convidativa. Para a criação dos jogos e animações, o aluno obrigatoriamente precisa externar o seu pensamento na forma de comandos que estão disponíveis no software

Notícias Relacionadas