Jogo de Xadrez mobiliza 300 estudantes no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Utilizado no desenvolvimento de habilidades cognitivas, o Jogo de Xadrez vem se tornando uma prática pedagógica em escolas da rede estadual de ensino. No 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual - que acontece de 02 a 04 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador -, 300 estudantes de toda a Bahia, participam do Festival de Xadrez. O festival ocorre, no dia 03 de dezembro, das 08h30 às 17h, no nível 6 da Arena Fonte Nova.
 
O jogo de xadrez estimula a atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina e perseverança. O estudante Isaías Pitanga, do Colégio Estadual Professora Natália Vinhaes, que participou do festival em 2014, sentiu os benefícios da modalidade esportiva. “O Xadrez é muito bom, a gente aprende a deduzir e a induzir uma pessoa a fazer o movimento no jogo. E isso serve para outras coisas também. Parece que ajuda a chegar uma resposta mais rápida”. 
 
 
A professora de Matemática Rita Freitas, do Colégio Estadual Professor Nogueira Passos, no bairro da Pituba, em Salvador, que desenvolve o projeto ‘Descomplicando o Xadrez’, fala dos benefícios da prática do jogo. “Com a promoção do lúdico, dá-se o aperfeiçoamento do desenvolvimento lógico-matemático e a organização do pensamento, melhorando a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão”.
 
Jerp – O Festival de Xadrez integra os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). No 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, 1.250 estudantes participam das etapas finais das competições nas modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e judô. O Jerp tem como objetivo fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação. 

Notícias Relacionadas