Inscrições para 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas seguem até 31 de março

Escolas da rede estadual podem se inscrever, até o dia 31 de março, para a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no site www.obmep.org.br. Podem participar da iniciativa, alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Na edição anterior da Olimpíada, em 2014, estudantes de oito escolas da rede de ensino do Estado foram medalhistas (ouro e bronze).
 
Composta de duas série de testes – a primeira prova, neste ano, acontecerá em dois de junho e a segunda, em 12 de setembro –, a Olimpíada irá premiar 6,5 mil estudantes, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. De acordo com o calendário da Obmep 2015, a relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro.
 
Realização – Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, a Obmep é realizada, desde 2005, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A Olimpíada é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país e, visando incentivar a participação de todos, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhece os educadores, as escolas e as secretarias de Educação relacionados aos 6,5 mil estudantes vencedores. A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para as competições internacionais.

Notícias Relacionadas