Governo do Estado forma novos técnicos de nível médio no Território de Identidade de Irecê

O Governo do Estado da Bahia forma, neste sábado (20/9), mais 251 novos técnicos de nível médio em Administração, Agroindústria, Agropecuária, Agente Comunitário de Saúde, Edificações, Enfermagem, Informática e Secretaria Escolar, do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (Cetep). A solenidade acontece às 19 horas no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município de Irecê.
 
Carlos Ney, vice-diretor do mundo do trabalho na região, destaca que a inserção de novos técnicos de nível médio fortalece o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território. “Com a Educação Profissional, os nossos jovens e trabalhadores estão aptos para ocupar diversos espaços no nosso Território. A maior parte dos egressos, inclusive, já está atuando aqui na região. Eles receberam uma formação integral que vai além técnica, passando a agir como sujeitos reflexivos e críticos, ao se envolverem em práticas de intervenções sociais necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos atores que vivem nesta região”, disse.
 
Leonardo Nunes Pires, 22 anos, egresso do curso técnico em Enfermagem, é um dos jovens que já está atuando em instituições do Território. “Tenho muito o que comemorar. Sou recém-formado e estou trabalhando em um pronto atendimento de uma empresa privada, e também no Hospital Regional de Irecê. Esta minha conquista reflete a formação de qualidade que tive, e mostra o quanto é importante a dedicação aos estudos, inclusive ao estágio. Com esforço e força de vontade, consegui alcançar esta vitória”, comemora.
 
No Território de Identidade de Irecê, 1.053 jovens e trabalhadores estão matriculados em 11 cursos técnicos e em um curso de qualificação profissional, um crescimento de 351,9% comparado a 2007, quando haviam 233 matriculados em um curso técnico. Em 2007, o território possuía duas unidades escolares, em dois municípios. Hoje, a população dispõe de um Centro de Educação Profissional, o Cetep de Irecê, além de duas unidades escolares de ensino médio que ofertam cursos técnicos nos municípios de Canarana e Xique-Xique.

Notícias Relacionadas