Gincana escolar celebra a influência africana no Brasil

Palavras-chave:
Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com o objetivo de celebrar a influência africana no Brasil, os estudantes do Colégio Estadual Anfrísia Santiago, em Salvador, promoveram a 1ª Gincana Afro Cultural, que aconteceu entre os dias 22 e 24, dentro das ações do Novembro Negro, que marca o Dia da Consciência Negra (20). Os estudantes participaram de apresentações de dança, música, teatro e disputas, como grito de guerra, e de perguntas e respostas sobre personalidades negras. Além disso, a competição promoveu o sentimento de solidariedade, por meio da arrecadação de materiais de limpeza, que serão doados à ONG Lar Pérolas de Cristo. A atividade foi realizada na quadra da unidade, que ganhou decoração nas cores que simbolizam o continente africano.
 
Segundo o vice-diretor, Gessé Buri, a gincana serve para estimular a formação cultural dos estudantes, a partir do lugar onde vivem. “Buscamos trabalhar com eles fazendo o link entre África e Brasi, pegando as semelhanças entre os dois, as personalidades, a contribuição africana para a formação social, cultural e identitária do nosso país e transformamos tudo isso em tarefas e pesquisas”, explica.
 
Foto: divulgação
Para o estudante Pablo Felipe, 17, 3º ano do Ensino Médio, integrante da equipe Azul, a gincana foi uma forma de ficar mais informado sobre a história cultural do Brasil. “Os africanos contribuíram muito para a formação da nossa cultura, principalmente, para os baianos. Somos o Estado mais negro do país e temos que lutar por igualdades e reparação e a escola é o melhor lugar para falar sobre a nossa história e o nosso lugar”.
 
A integrante da equipe Amarela, Lavínia Araújo, 18, 3º ano, comenta sobre as atividades realizadas. “Todas as equipes se empenharam para realizar muito bem as atividades. Criamos um painel com fotos e imagens de personalidades negras espalhadas pelo mundo. Isso é representatividade. Precisamos nos ver nas novelas, nos comerciais, nas passarelas, porque somos maioria. Foi uma gincana consciente e de muito aprendizado”, avalia.

Notícias Relacionadas