Gincana cultural movimenta estudantes de Mussurunga até sexta-feira

Palavras-chave:
Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
Os estudantes do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, localizado no bairro de Mussurunga, em Salvador, estão participando da terceira edição da gincana cultural da unidade, denominada “Vem verde perto”. A atividade pedagógica, que tem como objetivo potencializar a aprendizagem dos estudantes de forma lúdica e dinâmica, faz parte do calendário do projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado (SEC), o TransformaÊ: Virada educacional Bahia, um movimento educativo-cultural proposto pela Secretaria da Educação do Estado que acontece nesta sexta-feira (20), em todas as unidades escolares da rede. 
 
Durante a gincana, diferentes tarefas estão sendo realizadas pelos alunos, envolvendo conteúdo das disciplinas regulares e dos projetos de arte e cultura, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE) e do Dança Estudantil (DANCE). Para a realização da atividade interdisciplinar, os alunos se prepararam por meio de pesquisas e estudos em torno do tema “Sertão nordestino”. Divididos em cinco equipes, os estudantes falam sobre o sertão, sua cultura, danças e comidas típicas e as atividades foram além dos muros da escola, a partir de ações socioambientais, pesquisas e trabalhos de campo, em Mussurunga e outros bairros.
 
A atividade é aberta ao público e conta com a participação de ex-alunos e também de pais de estudantes, como por exemplo a senhora Edenice dos Reis Lima Carneiro, mãe da aluna Eliana Bonfim dos Santos, do 7º ano do Ensino Fundamental II. “Fui prestigiar a gincana, torcer pela equipe de minha filha, ações como essas são de muita importância para aprendizagem de nossos filhos. Uma escola que trabalha a teoria e incentiva nossos filhos a pesquisar, só resulta em um ensino de qualidade no final”, destacou a genitora.
 
A estudante Amanda Vitoria dos Santos, 12 anos, 7º ano, falou sobre a sua estreia na gincana escolar. “Foi a minha primeira vez na gincana e está sendo muito gratificante e maravilhoso. Aqui nós aprendemos e ensinamos muitas coisas, como socializar com nossos colegas, fazer trabalho em equipe. A união conta pontos para as equipes, além desses momentos de diversão que trazem um ânimo a mais no nosso cotidiano de estudos”, disse.
 
Já Breno Santos da Silva, 16 anos, 9º ano, contou que foi a sua terceira participação e que a cada edição da gincana se sente mais animado para se envolver na atividade. “Participo desde a primeira, é um clima contagiante, uma animação muito grande. Como todas as gincanas que aconteceram, esta não seria diferente a proposta, que é o trabalho em equipe. Então, este aprendizado de união eu certamente vou levar quando entrar no mercado de trabalho”.
 
A diretora da unidade, Ana Paula Cardoso Ramos, fala sobre a importância da gincana na melhoria do aprendizado dos estudantes. “A atividade envolve a escola inteira, professores, alunos, pais, além de moradores vizinhos, mas sempre priorizando o protagonismo de nossos alunos e suas equipes, trabalhando temáticas sempre voltadas ao meio ambiente, à proteção da natureza. Queremos mostrar a eles que a aprendizagem não acontece só em sala de aula”.
 
#Transformaê: virada educacional Bahia
Tem como base o eixo 5 do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, que se refere a “Integração família e comunidade”. O movimento educativo-cultural, proposto pela Secretaria da Educação do Estado às unidades escolares da rede estadual de ensino, tem o objetivo de potencializar as produções cientifica, artística, literária, cultural e social da unidade escolar, com a participação do coletivo da comunidade local.
 

Notícias Relacionadas