Gestores da Secretaria participam da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio em São Paulo

Palavras-chave:
Os estados vão começar a construir os currículos e a arquitetura do Novo Ensino Médio. A partir desta segunda (10) até quarta (12), técnicos de todas as secretarias estaduais de Educação, estarão reunidos em São Paulo, por meio da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Na programação, entre outras ações, estão previstos debates, oficinas de imersão, diagnóstico e construção curricular. As atividades serão realizadas na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo - EFAPE. 
 
Os secretários Rossieli Soares (SP), Aléssio Trindade (PB), Suamy Vivecananda (RO) e Getúlio Marques (RN) estão na coordenação desse trabalho. Da Secretaria da Educação do Estado da Bahia estão participando o diretor de currículo, inovação e tecnologia, Hebert Gomes, a coordenadora do Ensino Médio, Jurema Brito, a representante da Educação Profissional e Tecnológica, Maria Aparecida Ferraz, o representante da Educação Integral, Astor Vieira Júnior, e o assessor Roberto Alves. 
 
A mesa de abertura foi mediada pela diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole. Participaram o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, o diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Wisley Pereira, o conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, e o aluno da rede estadual de São Paulo, Daniel de Jesus.
 
Para a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta, a iniciativa prova que os estados estão avançando na implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio. "Demos uma clara demonstração desse movimento quando construimos os currículos da Educação Infantil e do Fundamental, em parceria com a Undime e o MEC. Agora, estamos cada vez mais comprometidos em dar continuidade à essa política de Estado porque acreditamos no seu poder de transformar a educação pública em algo melhor do que temos hoje", ressaltou Motta.
 
Frente está inserida na Agenda da Aprendizagem
A Frente de Currículo e Novo Ensino Médio é uma das estratégias de trabalho da Agenda da Aprendizagem, que reúne os temas considerados prioritários para estados e municípios. A agenda foi formulada pelo CONSED, em março de 2019, em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME.
 
Aproximadamente 150 técnicos estaduais estão envolvidos na construção dos currículos e da nova arquitetura. Entre os cinco convidados por estado, existem perfis diferentes de profissionais, que irão contribuir em suas áreas de atuação, como coordenadores estaduais da BNCC, coordenadores de Educação Profissional, articuladores de Itinerários, coordenadores pedagógicos de Educação em Tempo Integral e os responsáveis pelo Ensino Médio nas secretarias.
 
Instituto Unibanco, Itaú BBA, Oi Futuro, Instituto Natura, Movimento pela Base, Inspirare, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica e Instituto Reúna são parceiros do CONSED nesta iniciativa.

 

Notícias Relacionadas