Gestores da rede estadual concluem especialização em Turismo e Hospitalidade

Gestores da Rede Estadual de Educação Profissional beneficiados com bolsas de pós-graduação pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), concluíram, em agosto, especialização em Turismo e Hospitalidade. A formação, voltada para gestores da Educação Profissional dos Sistemas Estaduais de Ensino, foi ministrada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Adriane Witzel Bergamaschi, gestora do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul, localizado em Maraú, é uma das beneficiadas com a pós-graduação. Ela destaca a importância desta qualificação para aprimorar e enriquecer o trabalho. “Ao longo do curso, tive a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o turismo cientifico, leis e políticas públicas que o norteiam. Também ampliei minha compreensão sobre a importância do turismo para o desenvolvimento socioeconômico da região, bem como os mecanismos para sua implantação e manutenção como atrativo político. Já neste ano letivo, pude contribuir com os professores que lecionam disciplinas dos cursos dos eixos de turismo, no direcionamento do planejamento, tornando ainda mais dinâmico o ensino e a aprendizagem das teorias e práticas”, disse.

Com duração de 18 meses, com carga-horária presencial e a distância, o curso abordou os seguintes temas: Teorias de Turismo, Patrimônio Ambiental e Cultural, Planejamento do Turismo, Marketing Político, entre outros.  O curso beneficiou, ainda, gestores do Centro Estadual de Educação Profisisonal (Ceep) em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro e do Ceep em Logística, Transporte e Produção Industrial, localizado em Ilhéus.

Outras especializações – Pelo Instituto Federal do Paraná, em Curitiba, 15 gestores e técnicos da Superintendência de Educação Profissional também concluíram a especialização para Gestores dos Sistemas Estaduais de Ensino, com bolsas concedidas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Atualmente, mais de 1.400 professores da rede estão participando da especialização inédita em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional. A pós-graduação está sendo desenvolvida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), como uma das metas do convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado. Também por meio de convênio com a Uneb, 44 gestores estão sendo beneficiados com curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional e 35 gestores estão cursando a especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão em Educação Profissional pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Além destes, 4 gestores estão cursando Mestrado Profissional em Administração, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).