Finalistas do projeto Artes Visuais Estudantis conhecem de perto processo criativo de Mario Cravo

Cerca de 90 estudantes da rede estadual de vários municípios baianos vivenciaram um encontro único, na quarta-feira (30/11). Os finalistas da 4ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), projeto realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, ouviram com atenção os ensinamentos e conselhos do artista plástico baiano Mario Cravo Junior, que conta com mais de 70 anos de carreira artística. Mario Cravo abriu o seu espaço de exposições e ateliê, no Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador, e mostrou o seu universo criativo para os jovens.

Além de um bate-papo com o artista, os estudantes tiveram a chance de conhecer o espaço do parque, que também abriga obras do escultor. “Esta é a primeira vez que participo do AVE e não podia imaginar a dimensão dessa experiência. Antes, eu achava que, para trabalhar com arte, era preciso sair da Bahia. Mas agora percebo que não. Mario Cravo é um grande exemplo. Estimula a nossa criação”, disse Bruno de Oliveira, estudante do 2º ano do Colégio Estadual Presidente José Alencar Castelo Branco, de Salvador.

Os estudantes estão na capital baiana participando de um curso de formação. Nesta quinta-feira (1º/12), acontece o vernissage da mostra, às 17 horas, no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, em Salvador, onde as obras permanecem expostas à visitação pública e gratuita até 15 de dezembro.

“No curso de formação, os alunos aprendem técnicas de colagem, desenho e pintura. Sobre escultura, eles estão aprendendo ao vivo com este grande artista que é Mario Cravo”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.

O artista não economizou nos ensinamentos para os estudantes. “Muitas vezes, as pessoas dizem que não criam porque não têm espaço, ou por falta de material. É só olhar à volta de vocês para perceber as coisas que a sociedade joga fora. Todo esse material pode ser reutilizado para a criação. Uma lata de refrigerante, um pedaço de madeira. Tudo isso pode ser muito últil”, disse o artista.

Produção – As 99 obras, entre elas pinturas, esculturas, gravuras e desenhos foram criadas por estudantes da 6ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e equivalentes.

Das obras finalistas exibidas no Palácio Rio Branco, cinco serão premiadas pela Secretaria da Educação. As obras serão selecionadas durante o vernissage por um corpo de jurados composto pelos artistas plásticos Fernando Obrlaender, Ângelo Roberto, Graça Ramos e Edvaldo Gato, pelo pesquisador Luiz Freire e pelo crítico de arte Aldo Tripodi, todos baianos.

As peças da exposição estadual foram selecionadas em mostras regionais promovidas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc) no decorrer do ano letivo de 2011. As obras expressam realidades e sonhos a partir do olhar, sensibilidade e desejo dos estudantes.

Destaque nacional - Desenvolvido há quatro anos pela Secretaria da Educação, o AVE é um dos cinco projetos de arte-educação mais importantes do país, segundo avaliação dos ministérios da Educação e da Cultura, e da Organização dos Estados Ibero-americanos e Caribenho. Em 2011, as artes visuais estudantis movimentaram mais de mil escolas estaduais em Salvador e no interior do estado.