Filme sobre Cuíca de Santo Amaro é referência da cultura popular para a Educação Profissional

Os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e a obra de José Gomes, ou simplesmente Cuíca, de Santo Amaro, poeta considerado o maior trovador da Bahia por Jorge Amado. O filme documentário sobre Cuíca começa a ser exibido no dia 9/8, em Salvador. De 15/08 até o final de novembro, a produção estará em cartaz em 29 cidades do interior, cobrindo todos os Territórios de Identidade da Bahia, incluindo cidades onde estão instalados Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional.

Além do filme documentário, a programação inclui o lançamento do DVD com cinco extras e material pedagógico, lançamento do livro “A verve de Cuíca”, recital de poesia popular e debate com os realizadores, em formato que será repetido no circuito alternativo de exibição de filmes em centros de cultura e universidades, como Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

“A participação de estudantes em eventos como este é estimulada pela Rede Estadual de Educação Profissional por meio da inovação e diversificação dos currículos escolares, promovendo acesso dos mesmos ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. O filme, inclusive, é indicado como uma referência para o desenvolvimento de ações pedagógicas pelos estudantes, na medida em que a vida e a obra de Cuíca de Santo Amaro remete a valores como a solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade e transformação social, valores que permeiam a Educação Profissional da Bahia”, disse Almerico Biondi, superintendente da Educação profissional da Secretaria da Educação.

Poeta – Cuíca de Santo Amaro era denominado por muitos de “O poeta mais temido da Bahia”. Por meio dos mais de mil cordéis que escreveu e produziu, entre 1930 e 1963, Cuíca de Santo Amaro divulgava fatos do cotidiano e sempre presentes na história da humanidade. Com firmeza, ele criticava as mazelas sociais. Era considerado uma referência popular.

A sensibilidade e a genialidade de Cuíca de Santo Amaro eram marcantes no humor, na irreverência, na manifestação livre do pensamento, ao ponto de ser transformado em personagem dos romances Pastores da noite e A morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado que descreveu Cuíca como uma “organização: escreve seus versos, manda imprimi-los, desenha ele mesmo os cartazes de propaganda que conduz sobre os ombros, vende folhetos com os poemas e canta os melhores versos para atrair a freguesia”.

Josias Pires, que dirigiu o filme documentário juntamente com Joel de Almeida, disse que “Cuíca é um personagem tão rico que muitos outros filmes e livros terão que ser feitos sobre ele... Cuíca de Santo Amaro é arauto. O anunciador. O anjo torto, da boca torta, poeta livre desancando a hipocrisia. A vida privada nas ruas. A verdade que sai da boca dos becos, dos subterrâneos”, disse.

Acompanhe a programação no interior e programe-se

Agosto

Dia 15 – Santo Amaro / Teatro D. Canô

Dia 16 – Cruz das Almas / Auditório da UFRB

Dia 17 – Cachoeira / Auditório da UFRB

Dia 21 – Santo Antônio de Jesus / Uneb

Dia 22 – Camaçari / Teatro Municipal Alberto Martins

Dia 24 – Juazeiro / Centro de Cultura João Gilberto

Dia 26 – Senhor do Bonfim / Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

Dia 27 – Jacobina / Uneb

Dia 29 – Irecê / Uneb

Dia 30 – Feira de Santana – Plexcine

 

Setembro

Dia 04 – Itabuna /

Dia 05 – Ilhéus / Tenda do Teatro Popular de Ilhéus – Romualdo e Tânia / Cineclube

Dia 06 / 12 Setembro – Ilhéus – Salas de cinema

Dia 09 – Mutuípe / Centro de Cultura

Dia 11 – Valença / Centro de Cultura

Dia 13 / 19 – Porto Seguro – Salas de cinema

Dia 20 / 26 – Teixeira de Freitas - Cinema

Dia 25 – Vitória da Conquista / Centro de Cultura

Dia 26 – Jequié / Teatro Municipal

 

Outubro

Dia 05 de Outubro – Rio de Contas / Espaço Nordeste

Dia 06 – Lençóis / Casa Afrânio Peixoto / Uefs

Dia 08 – Itaberaba / Uneb 

Dia 10 - Lauro de Freitas / Centro de Cultura

Dia 22 – Barreiras / Uneb

Dia 23 – Bom Jesus da Lapa / Uneb

Dia 24 – Caetité / Uneb

Dia 25 – Guanambi / Uneb

Dia 30 – Paulo Afonso . Uneb

 

Novembro

Dia 25 – Serrinha / Uneb

Dia 26 - Alagoinhas / Centro de Cultura

2011 | Todos os direitos e conteúdos deste Portal são de uso compartilhado