Feira de Ciências e Tecnologias Sociais expõe experimentos de estudantes da rede estadual

Experiências científicas realizadas nos Centros Estaduais, Centros Territoriais e unidades de ensino que ofertam cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional ganham destaque, a partir desta terça-feira (03/09), na II Feira de Ciências e Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia, no Centro de Convenções da Bahia. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, visita o evento na tarde desta terça-feira (03/09). A Feira segue para visitação gratuita no local até quinta-feira (05/09), das 08h30 às 18h. Confira a programação

Quem for à Feira, além de conhecer, ações se intervenção social desenvolvida por estudantes e professores no intuito de prestar serviço à comunidade, vai poder receber orientação dos 80 cursos de educação profissional que são oferecidos pela Secretaria da Educação, além de poder participar de oficinas temáticas e ter acesso a serviços de saúde, como medição de glicemia e aferição da pressão arterial.

Experiências – Entre os projetos desenvolvidos, está a Pipoqueira Artesanal. Por meio da criação dos estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica do município de Ibotiama, é possível fazer pipoca de forma mais rápida e divertida e saudável, utilizando um sistema de ar quente.

Outra tecnologia apresentada pelos estudantes de Ipiaú será a fossa séptica biodigestora para o tratamento de esgotos nas áreas onde não há saneamento básico. A fossa foi desenvolvida utilizando como base três tambores de plástico, tubos, “tês”, joelhos, flange (todos em PVC) e brita.

Encontro – O evento acontece paralelamente ao III Encontro de Educação Profissional da Bahia, que apresentará como tema central: “A Efetividade Social, Qualidade Pedagógica e Controle Social: o melhor para os que mais precisam”. O Encontro, que vai contar com a abertura do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, às 14h, reunirá gestores, professores e estudantes de unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio e representantes da sociedade civil.