Fanfarras escolares desfilam pelas ruas de São Cristóvão em Salvador | estudantes

Fanfarras escolares desfilam pelas ruas de São Cristóvão em Salvador

Palavras-chave:
Seis fanfarras escolares da rede estadual desfilaram, nesta sexta-feira (27), pelas ruas do bairro de São Cristóvão, em Salvador. A ação contribui para difundir o papel pedagógico das fanfarras, além de integrar as escolas com a comunidade. Participaram da iniciativa, as fanfarras dos Colégios Estaduais Helena Matheus e Visconde de Mauá (ambos de São Cristóvão), Rubem Dário (San Martim), Noêmia Rego (Valéria), Aplicação Anísio Teixeira (Paralela), Desembargador Pedro Ribeiro (São Caetano) e da Escola Estadual Professor Roberto Santos (Castelo Branco).
 
Foto: Ascom/ Divulgação
O regente Alexander Santos, da Fanfarra Banuni, que conta com alunos dos Colégios Estaduais Helena Matheus e Visconde de Mauá, explicou como o trabalho é inserido no eixo pedagógico das escolas. “A arte musical transforma a vida das pessoas e o trabalho na fanfarra promove a emancipação e a cidadania destes jovens. Atualmente, temos 70 estudantes e todos os interessados que queiram participar e tenham boas notas e assiduidade na escola sempre serão bem-vindos ao grupo”, destacou.
 
O estudante Jonatas Arcanjo, 22 anos, do 3º ano do Ensino Médio, integrante da Fanfarra Banuni, falou sobre o papel da fanfarra na sua formação. “Participar da Fanfarra é muito bacana porque nos motiva na escola, fazendo com que tenhamos a vontade de estar sempre por aqui, além de ser uma oportunidade que traz um orgulho, como hoje, de poder mostrar nosso trabalho aqui no bairro”, afirmou.
 
A estudante Jade Almeida, 16, do 2º ano, do curso técnico de nível médio em Informática, do Colégio Estadual Aplicação Anísio Teixeira, também falou sobre a experiência de participar da fanfarra. “É meu primeiro ano na fanfarra e posso garantir que estou muito motivada e feliz com o trabalho. Minha primeira apresentação foi no Desfile do Dois de Julho, quando fique muito emocionada e chorei muito de alegria. Este é um projeto que, realmente, dá uma nova perspectiva na vida dos alunos que participam das Fanfarras”, destacou.

Notícias Relacionadas