Exposição na Assembleia Legislativa apresenta percepções estudantis sobre o Sertão

Palavras-chave:
Foto: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SER-TÃO. Este é o título da Mostra de Artes Visuais que reunirá 22 obras de estudantes da rede estadual de ensino, de 20 a 24/03, das 9h às 17h, no Espaço Cultural Josaphat Marinho, localizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. As criações estudantis foram desenvolvidas nas escolas, no âmbito do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado e da ALBA, por meio da articulação com o Programa Cultural da Escola do Legislativo. A entrada é gratuita.
 
Na mostra SER–TÃO, os visitantes irão perceber os “olhares” e “capturas” dos estudantes com relação aos traços característicos, as paisagens e os contrastes do Sertão. Trata-se de uma região singular, por meio da qual o estudante retrata a vida cultural, os tipos sociais, como os vaqueiros, assim como problemas relacionados à seca, além das memórias, dos sonhos, da felicidade e da esperança do povo nordestino.
 
 
A coordenadora de Projetos Intersetoriais, Nide Nobre, da Secretaria da Educação do Estado, destaca a importância do AVE no desenvolvimento educacional dos estudantes. “Com estilos e técnicas variadas, os estudantes expressam as percepções sobre eles mesmos, sobre a vida e as faces da Bahia, revelando a diversidade cultural do nosso Estado. É um processo de ampliação do conhecimento e aprimoramento do olhar que contribui no ensino eaprendizagem na escola”, explica.
 
O AVE é um dos oito projetos estruturantes de Arte e Cultura promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com a finalidade de estimular as habilidades criativas dos estudantes. Em cada projeto, eles pesquisam, participam de oficinas criativas e confeccionam suas obras em sala de aula. Depois, concorrem às seletivas nas escolas, por Núcleo Territorial de Educação (NTE) até a culminância com a etapa estadual. 
 

Notícias Relacionadas