Exposição do AVE homenageia os dez anos da lei que garante o ensino da história e cultura afro-brasileira

Aberta à comunidade em geral, a exposição do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, pode ser visitada até sexta-feira (05/04), na Escola Parque (Caixa D´Água). A mostra marca a abertura do ano letivo 2013 na rede pública e faz uma homenagem aos dez anos da Lei Federal nº 10.639/2003, que garante a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino.
 

Exposição do AVE sobre Lei 10.639 - Elói Corrêa / Secom

As 31 obras de arte que compõem a mostra foram elaboradas por alunos das escolas estaduais da Bahia, por meio do AVE, em 2012, e têm em comum o tema da cultura afro-brasileira. Temas como mulher negra, africanidade baiana, diversidade brasileira, grito étnico e orixás são traduzidos, em tintas e pincéis, nas telas dos estudantes.

“Essa exposição é um fragmento da VI mostra do AVE e traz os olhares dos estudantes sobre a cultura afro. A partir dessas obras, abre-se a discussão sobre questões fundamentais, como a beleza negra, o preconceito racial e a infância perdida”, ressalta a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Nide Nobre.

Para o estudante Michael Sineone, 17 anos, do Colégio Estadual Félix Mendonça, ter uma tela em uma exposição como esta mostra o reconhecimento do seu trabalho. “Acho muito importante participar desta iniciativa. Eu retratei Grande Otelo no meu trabalho. Gosto da sua história porque ele enfrentou muitas dificuldades no início, sofreu muito, mas conseguiu superar”, afirmou.

“A produção de artes plásticas está diretamente ligada ao cotidiano estudantil e permite um voo de imaginação do aluno para quem a arte não tem fronteiras e faz parte dos contextos escolares” -  Nide Nobre.



 

Notícias Relacionadas