Estudantes se preparam para grande final do Face 2011

“Uau, uau, uau, estamos na final. Uô, uô, uô, é aqui em Salvador”. O trecho da música composta no improviso pelos 23 finalistas da 4ª edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) deixa evidente o clima de descontração um dia antes da apresentação, que será realizada nesta quinta-feira (24), às 17h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. O Portal da Educação fará a transmissão ao vivo, a partir das 17h.

Incentivados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que também organiza o evento, eles estão hospedados na capital baiana há quase 10 dias. A rotina se assemelha a de grandes artistas e inclui entrevistas, gravação no Estúdio Pracatum, sessão de fotos, além de aulas de preparação vocal e postura no palco. A direção artística é da professora e atriz Mariana Freire e a musical, de Luciano Bahia.

Veja mais fotos do Face 2011

A estudante do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Léia Raquel de Souza, 17 anos, compositora e intérprete de ‘Bahia, Minha Canção’, afirma que as orientações dos profissionais em Salvador serão úteis tanto para a apresentação quanto para uma futura carreira musical. “Nesses dias participamos de oficinas com aulas de canto e performance para dar uma melhorada na nossa apresentação no dia 24. Uma oportunidade de conhecer novas técnicas e também novas pessoas, que se tornaram nossos irmãos”.

Ao todo, serão 15 apresentações individuais ou em duplas. Os temas vão de patriotismo à prevenção ao uso de drogas. Canções que retratam a infância e as peculiaridades do povo baiano também farão parte da apresentação. Os melhores intérpretes, masculino e feminino, e os autores das três canções vencedoras receberão instrumentos musicais.

Todas as músicas finalistas estarão reunidas em um CD. Um registro em DVD da apresentação também será utilizado como material didático na rede escolar. A exemplo dos anos anteriores, o corpo de jurados é composto por sumidades do cenário musical baiano, entre eles, o compositor e produtor musical Jota Veloso e o vocalista da banda Motumbá, Alexandre Guedes. Mais de um milhão de estudantes se envolveram na iniciativa.

O estudante do 3º ano do Colégio Estadual Amélia Amado, em Itabuna, Bruno Souza, 18, compôs e irá interpretar “País 5 Estrelas”. A música retrata a política e a economia do Brasil e faz uma analogia entre o futebol e a realidade dos brasileiros. Ele demonstrou estar ansioso para fazer uma boa performance. “O Face é um evento de tradição. Não podemos deixar a peteca cair. As edições anteriores tiveram boas músicas e grandes competições. Por isso, temos a obrigação de manter o nível da competição”.

Evento prevê cinco mil pessoas na Concha Acústica do TCA - O Face será apresentado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e pelo ator Caco Monteiro. São aguardadas mais de cinco mil pessoas, entre familiares e membros da comunidade escolar, vindos de todas as regiões do estado. De acordo com a coordenadora de projetos intersetoriais da secretaria, Nide Nobre, aproximadamente 90 caravanas, sendo 30 provenientes do interior, chegam ao Campo Grande e imediações para a final do evento.

Ela diz ainda que a intenção do Face é desenvolver arte no currículo escolar usufruindo das diversas linguagens, em especial, a musical, uma das vocações baianas. “Será um grande espetáculo, com alunos, professores, coordenadores pedagógicos, artistas. Todos em prol da escola pública. Os estudantes são criadores, e criadores são artistas, a alma da Bahia”.

Notícias Relacionadas