Estudantes se destacam como protagonistas na Campus Party

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes da rede estadual de ensino estão se destacando como protagonistas na Campus Party Bahia, que acontece até este domingo (13) na Arena Fonte Nova, em Salvador. Neste sábado (12), os projetos de iniciação científica apresentados no estande do Governo do Estado, na área Open Campus, chamaram a atenção dos participantes e visitantes pelo caráter inovador e, também, pela relevância e alcance social.
 
O jogo “Choice” foi um dos projetos de destaque. Desenvolvido pelos estudantes Felipe Dias, 16 anos, Thiago Silva, 16, e Luís Borges, 17, no CJCC de Vitória da Conquista, o jogo “Choice” surgiu da percepção de que 30% dos jovens estão acima do peso. “Por meio de uma pesquisa, descobrimos que muitos jovens estão acima do peso e essa condição piora com o tempo. Então, decidimos juntar a prática de exercícios com o jogo possibilitando que o participante possa aprender sem perceber”, explicou Luís.
 
Thiago fala como o funciona o jogo. “O jogo tem 18 cartas digitais com perguntas sobre o comportamento do participante. De acordo com o que você vai respondendo as perguntas, em ‘sim’ ou ‘não’, o jogo indica de acordo com as respostas se a saúde está melhorando ou piorando, através de indicadores, como, por exemplo, colesterol”, explica. Ele ainda destaca a importância da participação no evento. “É muito gratificante poder mostrar nosso trabalho no Campus Party, uma feira nacional que tem visitantes de todo o Brasil”, disse.
 
Seguindo o mesmo raciocínio, o jogo/animação “Sustentabilidade” desenvolvido pela estudante Renata Valença, 15, também do CJCC de Vitória da Conquista, busca conscientizar o participante sobre atitudes sustentáveis. “Muitas pessoas não possuem bons hábitos em relação ao consumo de bens, descarte de lixo, consumo de água e o transporte. A partir disso, decidimos fazer um jogo/animação que, tanto nos desse essas informações, quanto divertisse e fizesse as pessoas repensarem suas atitudes”, afirmou, ao explicar que o jogo consiste em uma animação inicial que convida o usuário a jogá-lo e depois são feitas perguntas. Dependendo da resposta, o participante recebe uma reposta positiva ou negativa. Ao final, o resultado indica se a pessoa tem ou não hábitos sustentáveis.
 
Já o estudante Felipe Leite, 16, do CJCC de Salvador, desenvolveu em parceria com os colegas Guilherme Olímpio e Davidson Magalhães, um projeto que pode facilitar a vida de muitas pessoas. “Criamos um protótipo que acessa funções do computador por meio de comando da voz. Ele é produzido por meio da plataforma arduíno e facilita que o usuário possa, por exemplo, abrir uma página na internet ou utilizar a calculadora sem usar o teclado. Pensando neste projeto de forma mais complexa, é possível utilizar o conceito para produzir uma casa inteligente”, ressaltou.
 
Robô anti-bombas

Os estudantes Tiago Souza, Igor Aguiar, João Victor Barreto e Mateus Millerdo 3º ano do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas, criaram um robô anti-bombas. O protótipo é capaz de deslocar objetos suspeitos, como artefatos explosivos.

 
 
Ainda na Campus Party, foi apresentado o projeto “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação”, pelo estudante Tailan Silva de Melo, 20 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Grande, em Barreiras. O trabalho de iniciação científica da banana verde aponta as propriedades desta fonte energética e nutricional valiosa e que muito contribui para gerar emprego e renda para pequenos produtores. A biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. 
 
Durante a pesquisa, Tailan constatou que parte da banana em estado verde é inutilizada e desprezada a céu aberto nos períodos de colheita e de maturação do fruto e, até mesmo, na fase de seleção para a comercialização e o transporte entre lavouras da região Oeste da Bahia. “A biomassa verde impedirá este desperdício, fazendo com que o projeto tenha grande alcance social”, justifica Tailan, que, pelo projeto, já foi premiado na Feira 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e recebeu menção honrosa no 13º Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovación 2017, de 20 a 22 de abril, no Equador.

Notícias Relacionadas