Estudantes realizam passeata em Pojuca para integrar família e escola

Mães, pais e filhos, professores e gestores. Todos juntos participando de uma ação de integração que os levou em caminhada pelas ruas de Pojuca, tendo como ponto de partida o Colégio Estadual Padre João Montez. O evento fez parte do I Seminário Itinerante: Os desafios da família na contemporaneidade, realizado pela unidade escolar, nesta sexta-feira (8/5), dentro da proposta do programa Pacto pela Educação, que tem como um dos eixos a integração escola-família, visando a melhoria da qualidade da educação.

A comunidade escolar, os pais e a população em geral seguiram em passeata puxada por um trioelétrico até a praça ACM, onde aconteceram palestras sobre a temática família contemporânea e os seus desafios, e apresentações artístico-culturais. “Está sendo muito legal este gesto de inserir a família no ambiente escolar com o objetivo de melhorar a nossa educação. Essa união é muito importante para nós, alunos, porque, quando os pais mostram que se importam com o nosso desenvolvimento, temos mais compromisso com os estudos”, refletiu a estudante Lorena Ferreira, 14 anos, 8ª série, vestida de bailarina para um número de dança durante o evento.

Também aluno do Colégio Padre João Montez, cursando a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Robério Gomes, 31 anos, vive a particularidade de ser estudante e pai, ao mesmo tempo. “É muito importante a presença dos pais na vida escolar de seus filhos. Eu, que já sou pai, percebo o quanto os filhos ficam felizes e mais interessados quando percebem o interesse de seus responsáveis no acompanhamento de seu crescimento na escola”.

“A participação dos pais na vida escolar de seus filhos, no nosso colégio, já é uma prática que ficou mais fortalecida a partir do Pacto pela Educação. Neste evento, envolvemos toda a comunidade para chamar a atenção sobre a importância da integração família-escola, reafirmando para nós e conscientizando a população em geral sobre a responsabilidade da família como educador primário para que, assim, a escola possa cumprir o seu papel social”, destacou a diretora Helena Aparecida Rodrigues.