Estudantes realizam gincana e integram escola e comunidade

Palavras-chave:
A comunidade escolar do Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado em Firmino Alves (519 km de Salvador), está em festa com a X Gincana Cultural e Educativa. Com muita música, dança e apresentações de teatro, a gincana, que iniciou na segunda-feira (28) e segue até esta quarta-feira (30), já virou tradição no município, integrando escola, as famílias, a comunidade local e até estudantes das cidades vizinhas de Ibicuí, Santa Cruz da Vitória e Itororó, que são convidados a participar.
 
Fotos: Divulgação
A preparação para a gincana acontece durante todo o ano letivo, quando são trabalhadas temáticas como a história da Bahia, a história do Brasil e a Educação para as relações étnico-raciais, a partir das quais são elaboradas pesquisas que referenciam as atividades realizadas nos três dias da gincana.
 
A iniciativa também desperta nos estudantes o senso de coletividade e solidariedade. É que, além das tarefas cumpridas nos três dias da gincana, os integrantes das três equipes envolvidas – Olodumaré, Miscigenação e Tupinambá – arrecadam entre produtos de limpeza e alimentos não perecíveis para doação a comunidades carentes.
 
 
“Neste último dia de atividades, vamos apresentar histórias de três bairros escolhidos pelos estudantes. A equipe que tiver o melhor desempenho, além de ganhar pontos na prova, irá indicar as comunidades que serão beneficiadas com as doações”, explica a diretora da unidade escolar, Sandra Helena Almeida. 
 
O estudante Yure Queiroz, 19, 3º ano, participante da equipe Olodumaré conta, bastante empolgado, sobre a apresentação da sua equipe na primeira noite da gincana. “Ficamos com a pré-história do Brasil. Falamos sobre os povos Marajoaras e em seguida sobre os índios Tupis, seus rituais e modo de vida”, comenta. Já a equipe de Monique dos Santos Sampaio, 16, 2 º ano, integrante da equipe Miscigenação, falou sobre a história do Brasil com o recorte da escravidão. “Minha equipe apresentou a história da chegada dos africanos ao Brasil, destacando o papel e a importância do negro na construção do nosso País”, explica.
 
Nesta quarta-feira, no encerramento da gincana, os estudantes irão sair como em um bloco carnavalesco pelas ruas da cidade até a praça principal, quando será anunciada a equipe vencedora.

Notícias Relacionadas