Estudantes promovem intercâmbio literário com obras do Classicismo

O projeto “Intercâmbio Literário” promoveu um encantamento especial nos estudantes das turmas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Anísio Loureiro, situado no distrito de São João do Panelinha, em Camacan, no Sul da Bahia. Através desse trabalho de interpretação lúdica de textos literários referentes ao período do Classicismo (sec. XV a XVI), os alunos recitaram e dramatizaram a epopeia ‘Os Lusíadas’, de Luís de Camões, e sonetos do autor clássico. A ação, iniciada na terça-feira (25) e finalizada nesta quarta (26), atende à programação do conteúdo curricular.
 
Fotos: Divulgação
O estudante Douglas Santos, 16, conta que mergulhou “de corpo e alma” no projeto e ficou deslumbrado com o sentimento profundo que os autores da época expressavam em suas obras. “Foi uma ótima oportunidade para abrirmos uma janela para o conhecimento de um período literário muito importante. Pesquisar os poemas daquela época foi divertido, porque a nossa professora nos instigou a estudar a literatura de uma forma lúdica e envolvente. E foi bacana, também, porque recitamos os sonetos de Camões fazendo a interpessoalidade com canções de Vinícius de Moraes”.
 
A colega Lara Leite, 15 anos, escolhida pela sua turma para o papel de narradora na dramatização do clássico ‘Os Lusíadas’, de Camões, comenta sobre a experiência. “O projeto foi muito dinâmico, estimulante, nos envolvemos mesmo. Por se tratar de um texto clássico, com uma linguagem antiga, encontramos dificuldades na interpretação, mas a proposta do trabalho foi justamente facilitar essa compreensão e, com certeza, foi isto o que aconteceu. Aprendemos muito de literatura clássica de uma maneira lúdica, divertida”.
 
Protagonismo – Feliz com a integração e o protagonismo dos estudantes, a professora de Português e de Literatura Brasileira, Sandra Figueiredo, explica que o intercâmbio literário foi realizado entre as duas turmas do 1º ano. “Eles se empolgaram com a proposta do trabalho de interpretar através da encenação textos do Classicismo. Ao trabalharmos os conteúdos literários com ludicidade, conseguimos alcançar o objetivo de contribuir para a formação do leitor literário, levando-se em conta que estávamos tratando com textos de uma outra época, que têm uma linguagem erudita. Mas eles se apropriaram dos textos e os interpretaram prazerosamente”.
 
A diretora Hilda Melo completa que o projeto trabalhou com a criatividade dos estudantes. “E isto foi instigante, porque eles são muito ligados às artes e, assim, viajaram na literatura a partir dos recitais e do teatro. Eles abraçaram a ideia com muita paixão. Foi gratificante ver a dedicação deles”.

Notícias Relacionadas