Estudantes participam dos Jogos Estudantis da Rede Pública no interior

Foto: acervo pessoal

Os estudantes das escolas da rede estadual em diversas regiões do Estado já estão participando das etapas locais dos VIII Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). Nas cidades assistidas pelo Núcleo Regional de Educação de Valença (NRE 06), acontecem as seletivas de modalidades como handebol, basquete, vôlei, futebol, futsal, atletismo e xadrez. A culminância do Jerp será durante o IV Encontro Estudantil, em Salvador, em novembro, na Itaipava Arena Fonte Nova.

Além das escolas da rede estadual de ensino, o Jerp ainda inclui as escolas públicas municipais e institutos federais. De acordo com o articulador do Jerp, do NRE 06, Linaldo Bomfim de Oliveira, neste momento as escolas da região estão participando da segunda etapa, em três polos municipais. Os primeiros jogos aconteceram no polo de Gandu, entre os dias 26 e 29 de agosto, e os próximos serão em Valença, nos de 10 a 12 de setembro, em Ituberá, entre 21 e 23 de setembro. Em outubro, acontecerá a etapa regional, no município de Teofilândia.

“Participar dos Jerp fez melhorar o meu rendimento escolar, minhas notas e disciplina”, estudante Caio Henrique Paixão

A quarta etapa regional será entre os Núcleos Regionais de Santo Antônio de Jesus, Valença, Jequié e Amargosa. Nesta etapa, só acontecerão jogos da modalidade olímpica handebol, com estudantes de 15 a 17 anos de idade. O estudante do curso técnico em Administração, do Centro Territorial de Educação Profissional de Gandu (Cetep), Caio Henrique Paixão, 17 anos, que jogou vôlei na seletiva em Gandu, revelou que o esporte lhe trouxe vários benefícios. “Participar dos Jerp fez melhorar o meu rendimento escolar, minhas notas e disciplina”, afirma.

Para Laion Vasques, 18 anos, que faz o curso técnico em Nutrição na mesma unidade de ensino e, também, joga vôlei, o esporte incentiva os estudos e trás benefícios à saúde. “Além de ajudar o desempenho físico, ele contribui para o bem-estar de quem pratica e das pessoas que convivem com o jogador, pois o trabalho em equipe desenvolve a autoconfiança entre os integrantes”, destacou o aluno.

Linaldo de Oliveira, articulador do Jerp, do NRE 06, diz que, para participar dos jogos, os alunos precisam ter bom desempenho nas escolas. “Eles se mobilizam de tal forma que acabam envolvendo não só a comunidade estudantil, como também pessoas de comunidades do entorno”, destacou.

O Jerp
O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação.