Estudantes participam do programa Technovation para criar aplicativos que resolvam problemas sociais

Palavras-chave:
Fotos: divulgação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 50 jovens mulheres estudantes do Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado em Itabuna, no Sul do Estado, já se inscreveram no programa Technovation, uma competição de tecnologia e empreendedorismo na qual times formados por cinco garotas de 10 a 18 anos desenvolvem aplicativos que solucionam problemas sociais. A iniciativa é uma parceria entre a organização americana Technovation Iridescent e o Instituto Paramitas.

Podem participar do desafio meninas dos Ensinos Fundamental II, Médio e Técnico de todo o país. As inscrições dos times compostos por cinco meninas e dos mentores devem ser feitas até o dia 7 de março, através do link: https://my.technovationchallenge.org/. O prazo para submissão dos projetos na plataforma é 25 de abril.

De acordo com a diretora do colégio, Rosimeire Guerra, o interesse das alunas para participarem do programa foi motivado após a realização de uma formação do Google Apps For Education ou Google Sala de Aula, promovida pelo Instituto Paramitas para professores e estudantes, por meio do projeto e-Nova Educação, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “As estudantes pesquisaram e avaliaram o quadro social da cidade para escolherem os temas dos aplicativos, com o objetivo de solucionar os problemas identificados e baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como pobreza, meio ambiente, paz, igualdade, educação e saúde, que são as seis metas da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica.

A estudante Samara de Melo, 15, e suas colegas de equipe estão elaborando um aplicativo para combater a agressão contra a mulher. “Ele servirá para denunciar casos de agressão física e verbal e, também, terá informações que explicam o que é um relacionamento abusivo”, revela.
O time liderado pela estudante Ana Carolina Alves, 16, também está engajado na iniciativa. “Pensamos em desenvolver um aplicativo na área da Saúde para beneficiar a sociedade, levando-a para mais perto da população. Nele, o usuário poderá identificar o posto de saúde mais próximo de sua casa, terá acesso a um cartão virtual de vacinação e receberá notificações sobre campanhas de vacinação, além de outras funções que ainda estamos pensando”, diz entusiasma.

Mais sobre o programa
Durante 12 semanas, através do Technovation, as jovens mulheres estudantes, além de programarem aplicativos para celular, desenvolvem um plano de negócios para lançá-los no mercado. Os times são orientados por facilitadores e mentores da área tecnológica. As finalistas viajarão para o Vale do Silício, onde apresentarão seus aplicativos e planos de negócios para investidores na final mundial. Além disso, irão concorrer a um prêmio de 10 mil dólares e apoio para a finalização e o lançamento do aplicativo no mercado. As vencedoras farão parte de uma rede de contatos e recursos que as ajudará a seguir na carreira empreendedora.

Notícias Relacionadas