Estudantes participam de projeto musical com o foco na sustentabilidade socioambiental

Fotos: Emerson Santos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, localizado no bairro Mussurunga, em Salvador, estão participando do projeto “Green Planet Attitude” (Atitude Planeta Verde), que visa despertar nas pessoas a prática de atitudes conscientes, que colaborem para a proteção e conservação do meio ambiente. O projeto voltado para a música é promovido pelo grupo sociomusical “Banda Terráquea”, que tem como líder o compositor, cantor, guitarrista e mestre em Educação, o norte americano Lon Bové, indicado nove vezes ao Grammy com o álbum “M.O.T.H”. Uma das ações do projeto é a formação do coral “Atitude Verde Perto”, que conta com a participação de 150 estudantes da unidade escolar.
 
Os estudantes estão ensaiando a música “Água Vida Minha Vida”, com o objetivo de chamar os estudantes do Brasil para se juntarem a eles nesta canção que fala da importância de cuidar das águas. Eles irão se apresentar no dia 11 de agosto, no teatro do Campus de Educação Villa, em Salvador. Além do coral, o evento terá apresentação da “Banda Terráqueos”, do grupo cultural Bagunçaço e da cantora Danny Nascimento.
 
Segundo a diretora do colégio, Ana Paula Cardoso, o convite para a participação no projeto veio através da repercussão da Eco Gincana promovida na unidade escolar em 2017, com o tema “Vem Verde Perto” e que contou com ações como grafitagem, oficina de reciclagem, implantação de horta educativa e outras atividades voltados para a sustentabilidade. “Estamos muito contentes com este projeto, pois está estimulando o talento musical dos estudantes com a conscientização da preservação do meio ambiente”, salientou a gestora.
 
O músico Lon Bové ressaltou a importância do projeto para a formação dos estudantes. “O projeto visa despertar nas pessoas pequenas atitudes feitas com amor. Para chamar a atenção da população, nós iremos cantar uma canção sobre a importância da água. Outra importante ação que iremos fazer é uma campanha para redução do uso de sacos plásticos. Os alunos irão arrecadar camisas velhas que irão se transformar em Ecobags (sacolas ecológicas). A costura das sacolas será providenciada por nossa ‘Banda Terráquea” e os estudantes poderão customizá-las. Além disso, eles irão pesquisar sobre o impacto do saco plástico no meio ambiente relacionando a temática nas disciplinas como Matemática, Ciências e Geografia”, explicou, ao acrescentar que o cantor Saulo Fernandes, sensibilizado com a atividade, gravou um vídeo estimulando a participação dos estudantes no projeto.
 
O estudante Rafael Luiz Borges, 13, do 7° ano, disse que está empolgado para a apresentação do coral. “Já participei do coral do projeto Encontro de Corais Estudantis (Encante) e foi aqui na escola que eu descobri o meu talento para a área musical. Vai ser muito bom me apresentar com os meus colegas e conscientizar as pessoas sobre a importância da água em nossas vidas”, disse animado.
 
Para Mel Emilly da Silva, 12, também do 7º ano, o canto coral é uma novidade em sua vida. “Acabei de entrar neste coral e estou gostando bastante, porque a proposta tem a ver com o tema da nossa gincana que participamos no ano passado e envolveu toda a comunidade nas atividades”, revelou a estudante.
 
 

Notícias Relacionadas