Estudantes participam de mais uma etapa dos Jogos Estudantis da Rede Pública em Salvador

Fotos: divulgação
Novas competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) 2019 marcaram este sábado (16) dos estudantes atletas de diversas escolas. No Colégio Militar do Salvador, na Pituba, foram realizados os jogos complementares de Atletismo da Etapa Estadual, com a participação de 118 estudantes da capital baiana. Já no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Luiz Pinto de Carvalho, em São Caetano, aconteceram os jogos específicos da categoria acima de 17 anos (masculino e feminino), na modalidade Futsal da Etapa Territorial, com a participação de estudantes dos colégios Barros Barreto, Dois de Julho, Roberto Santos, Brigadeiro Eduardo Gomes, Edgard Santos, Paulo Américo de Oliveira e Ana Cristina Prazeres Mata Pires, todos em Salvador, e Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, de São Sebastião do Passé.

A estudante Edimaíra Pereira, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro, conquistou o primeiro lugar na disputa de arremesso de peso e lançamento de dardo nos jogos complementares de Atletismo. Ela falou sobre a importância do seu envolvido com o esporte na escola. “Eu participo do JERP desde 2016 e tem sido uma evolução, uma experiência muito boa na minha vida. É gratificante para mim praticar esportes. Eu gosto de fazer, me sinto bem e ainda espero ser atleta profissional. O JERP influenciou nesta minha decisão, me influenciando no sentido de lutar para alcançar os meus sonhos”, afirmou.

O coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da Secretaria da Educação do Estado, órgão responsável pela realização do JERP, José Fernandes, destacou a importância dos jogos estudantis para a comunidade escolar. “Os Jogos Estudantis da Rede Pública têm muita influência como auxílio à aprendizagem do estudante. As competições esportivas escolares propõem um trabalho pedagógico do professor para orientar seus alunos”.

Vitória da Conquista – Em Vitória da Conquista, os jogos aconteceram na quinta-feira (12), no Estádio Municipal Edvaldo Flores, e envolveu diversas escolas do Núcleo Territorial de Educação (NTE - 20), com jogos nas modalidades coletivas futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo e xadrez. O estudante Enzo Porto Santos, 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio do Instituto de Educação Euclides Dantas, que participou jogando voleibol, falou sobre a experiência. “Os jogos do JERP são um momento em que nos divertimos muito, enquanto praticando esportes. É bom demais”, contou. Ariane Araújo Silva, 16, 2º ano, do Colégio Estadual Rafael Spínola, também faz parte do time de handebol da escola. “É uma disputa sadia, amigável. O que queremos, na verdade, é competir, ter a experiência esportiva. Os jogos trazem esse momento de alegria, quando encontramos colegas de outras escolas, conhecemos amigos novos, é maravilhoso”.

Até o final do mês de setembro, ainda serão disputadas diversas modalidades da Etapa Territorial de Salvador, com jogos específicos da categoria acima de 17 anos, masculino e feminino, na modalidade de basquetebol, no Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (ICEIA - CEEP Isaias Alves). No interior acontecem ainda jogos em Ribeira do Pombal, nas modalidades atletismo, voleibol, handebol e futsal; em Santo Antônio de Jesus, com jogos de futsal, handebol, voleibol e baleado xadrez; e em Itapetinga, nas modalidades futsal, handebol, basquetebol, voleibol, baleado, atletismo, judô e xadrez.