Estudantes participam de Feiras de Ciências no interior

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As escolas da rede estadual promovem Feiras de Ciências com o objetivo estimular o protagonismo juvenil e a iniciação científica. O Colégio Estadual Mimoso do Oeste, localizado no município de Luís Eduardo Magalhães, realiza, nesta sexta-feira (23/9), das 19h40 às 22h, a segunda etapa da VIII Feira Interdisciplinar, com apresentações de projetos dos estudantes do turno noturno, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino médio regular. O evento acontece nas salas de aula e é aberto ao público. 
 
Os projetos são das áreas de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Em cada sala, os visitantes vão poder conhecer as produções científicas dos estudantes do ensino médio e aprender um pouco mais sobre alguns conteúdos abordados nas disciplinas estudadas durante o ano letivo.
A professora de Biologia e orientadora de estudos, Nadja Yara de Albuquerque acredita que “a feira é muito importante porque os estudantes têm a oportunidade de mostrar para a comunidade o que desenvolveram através de suas pesquisas e estudos”, destaca.
 
Na primeira etapa, que aconteceu na última sexta-feira (16), foram expostos trabalhos de pesquisa dos estudantes dos turnos matutino e vespertino. Os projetos envolveram áreas como Artes, Ciência, Cultura e Tecnologia. Dentre eles, destacam-se um relacionado à captação da água da chuva, sobre doenças hereditárias e outro sobre plantio e compostagem, onde os estudantes implantaram uma horta na área externa do colégio. 
 
Mateus do Amaral, 17 anos, do 3° ano, apresentou o projeto de sua equipe sobre o efeito do protetor solar. “Pintamos um manequim com tinta verde fluorescente e aplicamos protetor solar em algumas partes do boneco. Simulamos os raios ultravioletas com luz negra e os locais com protetor aparecem mais escuros quando apagamos as luzes da sala. Isso mostra o quanto é importante nos protegermos para não termos câncer de pele”, explica o estudante. 
 
Na cidade de Simões Filho, os estudantes do Colégio Estadual Regina Simões também socializaram seus projetos na Feira de Ciências da unidade escolar ocorrida nesta terça-feira (20). Nesta edição, os trabalhos foram voltados para a temática sobre qualidade de vida e contou com a participação das famílias.
Os estudantes do 6º ao 3º ano do ensino médio apresentaram trabalhos com o foco na área da saúde e meio ambiente. São exemplos: produção de sabão utilizando óleo de cozinha usado, receitas alternativas com cascas de frutas e legumes, maquete sobre cidade sustentável, gravidez na adolescência, violência contra a mulher e outros.
 

Notícias Relacionadas