Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes participam de encontro e desfile de fanfarras em Salvador
Estudantes participam de encontro e desfile de fanfarras em Salvador
Publicado em sex, 26/05/2017 - 14:36 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Dia duplamente festivo, especialmente, para a comunidade escolar do Colégio Estadual Raul Sá, no bairro de Mussurunga, em Salvador. Nesta sexta (26), foi lançada a Fanfarra Raul Sá – formada por 50 estudantes da unidade escolar – e a escola sediou a primeira fase do V Intercolegial de Bandas e Fanfarras, evento promovido pela União de Bandas e Fanfarras Colegiais de Salvador (Unibandas), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Na ocasião, o grupo musical anfitriã recebeu as fanfarras dos colégios estaduais Rubens Dário (Liberdade), Visconde de Mauá (São Cristóvão), Helena Matheus (Helena Matheus) e João Caribé (Paripe), além do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo (CEEP) Luiz Navarro de Brito (Lapinha).
Antes das apresentações das fanfarras – que estão concorrendo à final do Intercolegial, a ser realizada em dezembro –, os integrantes da Fanfarra Raul Sá e os cerca de 400 estudantes das quatro fanfarras visitantes desfilaram pelas ruas do entorno da unidade escolar. “Com esta atividade externa, estamos levando para a comunidade local o trabalho pedagógico que realizamos com os nossos alunos através das fanfarras, dentro de uma integração escola-população, que visa união, inclusão e participação dos pais de alunos da vida escolar de seus filhos”, explicou a diretora do Raul Sá, Nancy Rodrigues. O evento contou, ainda, com apresentações de dança, música e teatro, protagonizada pelos estudantes.
Os estudantes da Fanfarra Raul Sá – que vêm ensaiando desde o meado do ano passado – se mostraram orgulhosos, seguros e determinados com o novo desafio de representarem, oficialmente, o grupo musical de sua escola. “Estou muito feliz e orgulhosa em fazer parte da fanfarra do meu colégio. Sou muito curiosa, gosto de participar das coisas e ter entrado para o grupo foi uma mudança radical na minha vida. A fanfarra me mostrou um caminho, em que família, amor, regras e respeito são essenciais. O resultado é que o meu rendimento escolar melhorou muito”, relatou a estudante Laís de Jesus, 18 anos, 1º ano.
A irmã-gêmea, Larissa de Jesus, sua colega de turma, também falou da motivação que a levou entrar da Fanfarra Raul Sá. “Gosto de participar de tudo. Faço capoeira, boxe. No grupo musical, percebo que estou mais relax, mais organizada e concentrada nos estudos. Antes minhas notas ficavam em seis, hoje tiro oito, em média”. O aluno Geovane Oliveira, 13 anos, 7ª série, também contou que melhorou o seu rendimento escolar, depois que entrou para a fanfarra. “Além de aprender a tocar corneta, passei a ser mais estudioso e a prestar mais a atenção em sala de aula porque a banda nos ensina a ficar mais concentrado”.
O coordenador da Fanfarra João Caribé e oficineiro de fanfarras do Projeto Mais Educação, Hermival Rego, um dos organizadores do Intercolegial de Bandas e Fanfarras, destacou que as fanfarras nas escolas funcionam como uma importante ferramenta lúdica-pedagógica. “As fanfarras têm o poder de mudar positivamente o comportamento dos estudantes em sua vida escolar e cotidiana. A Secretaria da Educação abraçou o nosso trabalho como uma política de incentivo à volta das fanfarras nas escolas e o movimento tem crescido e os alunos estão cada vez mais envolvidos. Com isso, estamos resgatando a autoestima e a consciência crítica dos nossos estudantes e promovendo um intercâmbio escolar, por meio do qual os colégios se visitam, dentro de uma interação saudável e motivante. Tudo isto vai refletir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos”, declarou.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vem incentivando a disseminação da cultura musical e de aproximação entre a escola e a comunidade, compreendendo as fanfarras escolares como espaço e tempo de aprendizagens, dado a riqueza expressiva no ensino de instrumento individual e/ou coletivo, contribuindo para a efetivação da Lei nº 11.769/2008, que inclui o ensino de atividades musicais no currículo da Educação Básica e, também, para a promoção da cultura de paz nas escolas.
>> Assista ao vídeo:
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas