Estudantes participam de Encontro de Líderes de Classe em Alagoinhas, Santa Maria da Vitória e Juazeiro

Foto: acervo pessoal

A Câmara Municipal de Alagoinhas (119 km de Salvador) abriu espaço, nesta quarta-feira (1º) para a liderança de estudantes que participam do Encontro Territorial de Líderes de Classe, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. A iniciativa também mobiliza estudantes de Santa Maria da Vitória (867 km da capital) e de Juazeiro (530 km de Salvador). Eleitos para representar os colegas junto à gestão escolar, os líderes de classe abordam, por meio de palestras, oficinas e dinâmicas de grupo, a importância desta atuação na escola, na perspectiva de contribuir para a melhoria da Educação.

Além disso, a ação objetiva ampliar as discussões sobre formas de liderança, proporcionar trocas de experiências entre os estudantes e a construção de projetos e ações para uma cultura de participação e atuação nas unidades escolares. A atividade tem como tema “Juventudes que transformam: resistência e ancestralidade”. Em Alagoinhas, o encontro está reunindo 121 líderes de classe, 33 gestores e professores de 19 escolas ligadas ao Núcleo Territorial de Educação de Alagoinhas (NTE 18). Já em Santa Maria da Vitória, participam 86 líderes de classe, de 15 escolas, de 10 municípios da área do NTE 23. Já no NTE dez, o evento reúne 40 líderes de classe, de 23 escolas, de 10 municípios da área do núcleo de Juazeiro (NTE 10).

>> Veja as fotos do encontro em Alagoinhas
>> Veja as fotos do encontro em Santa Maria da Vitória

Para a coordenadora de Juventudes, da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, a inciativa contribui para o empoderamento e para o protagonismo estudantil. “Esta ação busca o fomento do empoderamento estudantil e a promoção do diálogo entre as diferentes escolas de um mesmo Território. Além de se constituir como um momento formativo que visa subsidiar as práticas desses estudantes e seus planos de ação. Os encontros proporcionam o fortalecimento da atuação desses líderes eleitos e favorecem o intercâmbio de saberes e práticas”, afirma, ao acrescentar que o Encontro Territorial de Líderes de Classe também está sendo realizado, nesta quarta-feira, em Santa Maria da Vitória, com as escolas da área do NTE 23.

Durante os encontros, será debatida a temática das relações étnico-raciais, reforçando o compromisso da Secretaria com o efetivo cumprimento das Leis nº 10.639 e 11.765, que estabelece à temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensinos Fundamental e Médio, obrigatoriamente.