Estudantes participam de aulão interativo para o ENEM

Palavras-chave:
Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com muita concentração e foco, estudantes da rede estadual participaram, neste sábado (16/9), no Fiesta Bahia Hotel, da primeira edição do Aulão EDUX Game Show. Os professores  dinamizaram a aprendizagem com recursos online do Módulo EDUX, plataforma que disponibiliza diversos conteúdos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a exemplo de questões, videoaulas, simulados, chat e outros artifícios interativos. A iniciativa contempla alunos do 3º ano do Ensino Médio cadastrados na plataforma, em uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado com a empresa Liceu Virtual, a operadora OI e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação

O professor Antônio Marival, responsável pelo EDUX, explicou como a atividade beneficia os estudantes da rede pública na preparação para o ENEM. "O grande diferencial é proporcionar ao aluno uma nova forma de aprender. Hoje, o estudante é multimídia, ele não quer mais apenas o professor passando o conteúdo, ele quer interagir. Por isso, criamos, nesta atividade, diversos desafios durante o aulão, em que o aluno tem que responder questões em poucos minutos, refletindo as exigências do ENEM. Os melhores são premiados com brindes", relatou.

 
Marival ainda destacou que a plataforma EDUX já foi formulada com a ideia de motivar o estudante, sendo constituída de três vertentes. A primeira tem conteúdo de qualidade apresentados por meio de vídeos atrativos; a segunda promove uma grande interatividade, por meio de uma rede social acadêmica e a terceira é denominada de gametificação, quando, através de games, o estudante aprende de forma eficaz e adquire um ranking entre os usuários do módulo.
 
A estudante Rafaela Souza, 17 anos, do Colégio Estadual Odorico Tavares, falou sobre a importância de atividades como estas, que complementam o aprendizado oferecido nas escolas. "Acho que o EDUX foi disponibilizado para os alunos de forma acertada, porque por mais que os professores apresentem o máximo nas aulas, sempre precisamos procurar outras alternativas para estudar. E a plataforma, junto com este aulão, proporcionam uma grande fonte de aprendizado", disse.
 
Também entre os participantes do EDUX Game Show, estava o estudante Lorenzo Eros Campos, 17, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, que é atualmente o número um no ranking da plataforma. "Comecei a fazer as atividades da plataforma na busca por conhecimento e, realmente, ajuda muito. Eu já conhecia outros sites, mas com um conteúdo muito maçante e chato de acompanhar. No EDUX fazemos as questões e o assunto vai fixando na mente.  Ainda mais com este aulão, acho que todos os participantes ganharam uma ótima oportunidade", salientou.
 
EDUX - Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de sete escolas da rede estadual de ensino estão tendo acesso ao Módulo EDUX, por meio do link www.edux.tv, utilizando computadores ou celulares que tenham dispositivos hotspost da OI. As unidades contempladas são os colégios estaduais Vila de Abrantes, General Osório, Bartolomeu de Gusmão,  Central, Raphael Serravalle e Aplicação Anísio Teixeira, além do Instituto de Educação Gastão Guimarães. Outras 40 unidades escolares já se cadastraram para também terem acesso à plataforma.

Notícias Relacionadas