Estudantes homenageiam Luiz Gonzaga em peça de teatro sobre vida e obra do rei do Baião

Palavras-chave:
Fotos: divulgação



 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso, em Juazeiro (a 500 Km de Salvador), na região Norte do Estado, está desenvolvendo um projeto para ampliar a relação dos estudantes com a arte teatral. A ideia é trabalhar questões do cotidiano e relacionadas à cultura regional, tendo em vista que os estudantes participam de atividades complementares na unidade escolar, por meio do Programa Mais Educação.

A montagem de uma peça, em forma de cordel, em homenagem ao Rei do Baião é um dos desdobramentos do projeto. Intitulada Gonzagão: Cordel da Seca no Nordeste, a encenação já está sendo apresentada, abrindo as portas da escola para a comunidade local. No espetáculo, os estudantes fazem um passeio sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, retratando aspectos que foram eternizados na música do cantor e compositor nordestino, a exemplo do povo sertanejo e a sua relação com a seca e o rio São Francisco.

Breno Camargo, 17, estudante do 2º ano, participa do espetáculo e fala sobre os benefícios da atividade para o seu cotidiano escolar. “Depois que comecei a participar das oficinas, a minha vida mudou muito. Melhorei minhas notas na escola e minha convivência com a família e com os amigos. Estou gostando muito de atuar”, declara.

A estudante Vitória Lima, 14, 9º ano, interpreta a mãe sertaneja e está muito envolvida com a atividade. “Interpreto a mulher, a mãe, a trabalhadora nordestina, retratando o seu sofrimento para cuidar da família a partir do convívio com a seca no Nordeste. O espetáculo é lindo”, relata Vitória, ao acrescentar que “o teatro está me capacitando para a vida. Depois que comecei a frequentar as oficinas tudo mudou. Hoje eu sou mais extrovertida, converso mais, não tenho vergonha de tirar dúvidas na sala de aula e, com isso, minhas notas, que sempre foram boas, estão melhores”, afirma.

O professor Carlos Dias Júnior, monitor das oficinas de teatro na unidade escolar, comemora o resultado do projeto e explica que a iniciativa contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “O objetivo do projeto é conseguir manter os jovens nas escolas, melhorar seu desempenho escolar e descobrir talentos a partir das oficinas de interpretação. Estamos canalizando esforços no crescimento pessoal e profissional deles e tem surtido muito efeito”, comemora.

Teatro na escola
A arte teatral é estimulada nas escolas estaduais por meio do projeto estruturante Festival Estudantil de Teatro (Feste), com vistas ao desenvolvimento das artes cênicas nos contextos escolares. A arte cênica é entendida como um processo artístico educativo, um jeito de comunicação, expressão e representação das distintas formas de manifestação da vida cultural. Nas escolas, as artes cênicas constituem-se como o lugar dos distintos gêneros teatrais (auto, monólogo, comédia, drama, fantoche, ópera, revista, tragédia, tragicomédia) voltados para a ação emancipatória.

Notícias Relacionadas