Estudantes exibem curtas metragens no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Uma sala de projeção foi montada na Arena Fonte Nova, dentro do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Como em um verdadeiro cinema, os estudantes puderam exibir os 15 curtas metragens, de cinco minutos, produzidos por eles, na 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove). A mostra resulta da experiência fílmica desenvolvida pelos estudantes, em 840 escolas, da capital e interior do Estado, com produções que passaram por seletivas escolares e regionais.
 
Os experimentos cinematográficos abordam questões que transitam entre a realidade cotidiana e a ficção. Os vídeos vencedores foram: Velha Juventude, Draw my Life e Nomofobia. Além disso, mais três curtas se destacaram e foram reconhecidos com menção honrosa: Namoro e Casamento Tradicional Indígena Pataxó, Mídia Sensacionalista e Grito de Liberdade.
 
Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
Reconhecimento - Danilo Nunes Freire, 17 anos, do 3º ano do Colégio Teotônio Marques Dourado Filho, de Morro do Chapéu, um dos idealizadores do curta “Velha Juventude”, ficou radiante com a conquista. “Foi um trabalho muito intenso porque cada um se envolveu na produção, edição, filmagem e atuação. Nossa ideia foi mostrar que hoje, com o uso em excesso do celular, não se conversa mais corpo a corpo”, destacou.
 
Representando o vídeo “Draw my Life”, o aluno Alef de Jesus, 19 anos, do 3º ano do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, situado em Aratuípe, afirmou que “é muito bom ter esse reconhecimento porque trabalhamos muito no processo de produção, com muita dedicação, e nosso vídeo é uma homenagem à cultura da nossa cidade”.
 
De acordo com um os produtores do curta “Nomofobia”, Bruno de Araujo Santos, 17 anos, do 3º ano do Colégio Luís Eduardo Magalhães, localizado em Caraíbas, participar do encontro foi recompensador. “O vídeo retrata o vício em celular. No processo de pesquisa, acabei percebendo que eu também tinha esse vício e, por isso, vivo o personagem do filme”, explicou o estudante.
 
Apreciação do júri - “Venho acompanhando o Prove há três anos e percebo que a cada ano que passa as produções audiovisuais estão mais maduras, com melhor acabamento e aprofundamento das discussões”, ressaltou o jurado Humberto Alves Junior, que é doutor em Sociologia e especialista na obra do cineasta Glauber Rocha.
 
Para o ator Caco Monteiro, é através desses experimentos que surgem novos cineastas. “Acho muito importante a escola trabalhar isso com os estudantes, porque o ensino está se construindo também dando valor à arte”, disse o jurado. Ele também afirmou que “participar do juri é muito enriquecedor porque temos a possibilidade de analisar a escolha do tema, enquadramentos de cenas, como foi narrada a história, atuação, roteiro, cenários e demais elementos”.
 
Veja abaixo o nome dos premiados:
 
Velha Juventude – Caroline Dourado Oliveira (14anos), 1º série do ensino médio, Danilo Nunes Freire (17 anos), 3º série do médio, Edilson Adriano de Jesus Gomes (15 anos), 1º série do médio, Matheus Sobrinho Rocha (19 anos), 3º série do médio Pablo Barberino Bizerra de Jesus (18 anos), 3º série do médio Colégio Teotônio Marques Dourado Filho, Morro do Chapeu, NRE 03 – Seabra; 
 
Draw my Life – Lucas dos Santos Silva (17 anos), 3º série do ensino médio, Alef Souza de Jesus (19 anos), 3º série do ensino médio, Uelton de Jesus (23 anos), 2º série do ensino médio Colégio Estadual Prof. Rocha Pita, Aratuipe, NRE 06, Valença; 
 
Nomofobia – Valderson Rocha Barbosa dos Santos (15 anos), Carolaine Araujo de Souza (17 anos), Michele Santos de Amorim (15 anos), Gleiziane Lima Brito (19 anos), Bruno de Araujo Santos (17 anos), Colégio Luiz Eduardo Magalhães, Caraíbas, NRE 20, Vitória da Conquista. 
 
Menção honrosa
 
Grito de Liberdade – Francyne Souza de Oliveira (20 anos), Katiane Regina dos Santos Galvão (31 anos), Lorena da Silva Araújo (19 anos), Raithiman Atila de Almeida de Santana (22 anos), Vanderson Felipe de Jesus do Santos (19 anos), Colégio Estadual Antônio Balbino, Madre de Deus, NRE 26 Salvador
 
Namoro e Casamento Tradicional Indígena Pataxó – Kefas Matos dos Santos (16 anos), 2º ano do Ensino Fundamental, Escola Estadual Indígena de Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália, NRE 27 Eunapolis
 
Mídia Sensacionalista – Mikaelle Almeida Santana (17 anos), 3º série do ensino médio, Carolina Costa Almeida (17 anos), 3º série do ensino médio, Bruna França dos Santos (17 anos), 2º série do ensino médio, Fabriele Martins dos Santos (17 anos), 3º série do ensino médio, Elaine Barbosa dos Santos (16 anos), 3º série do ensino médio, Colegio Central de Ribeira do Pombal, Ribeira do Pombal, NRE 17, Ribeira do Pombal. Tendo como testemunha os técnicos da secretaria da Educação, Fabiane da Silva Góes e Emerson Leandro de Jesus Silva.

Notícias Relacionadas