Estudantes elaboram pratos juninos inspirados em comidas típicas dos países que participam da Copa

 

O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Litoral Sul II, em Itabuna (a 426 mm de Salvador), na região Sul, está promovendo, até setembro, a Gincana Cultural Sustentável, recheada de muitas brincadeiras e atividades interdisciplinares realizadas na unidade e no ambiente virtual. Nesta sexta-feira (15), os estudantes entraram no clima das festas juninas e da Copa do Mundo, com a tarefa “No São João da copa, cada sabor é um gol de placa”. As equipes foram desafiadas a apresentar pratos juninos inspirados em comidas típicas dos países que participam da competição na Rússia.

A gincana tem a proposta de estimular a pesquisa, a criatividade, a integração entre as turmas e o empreendedorismo dos alunos, diz o professor e organizador da iniciativa, Adelson dos Santos. “Incluímos as tarefas virtuais, com o propósito de valorizar a formação do uso de tecnologias educacionais. Por isso, as atividades são encaminhadas via e-mail e as tarefas executadas durante a semana. Está sendo um ótimo trabalho, estamos conseguindo integrar as turmas, estimular a competitividade, o espirito de equipe e o trabalho coletivo dos nossos estudantes”, conta.

A equipe ‘Cat Black’, do estudante Diogo Alves, 15, do curso técnico em Administração, escolheu a Rússia, país sede da Copa do Mundo, para a pesquisa. A turma apresentou o ‘Strogonoff à moda nordestina’ na tarefa desta sexta. “Descobrimos que o Strogonoff surgiu na Rússia e lá é preparado com carne de boi. Para nossa adaptação, fizemos o prato com frango, porque é mais apreciado no Brasil e o toque nordestino ficou por conta da sobremesa com pé de moleque e paçoca, típicos da época”, explica.

A cultura e a culinária da Jamaica foram pesquisadas pela equipe ‘Black Wols’, da qual o estudante Alan da Silva, 16, do curso técnico em Desenho da Construção Civil, faz parte. “Como a Jamaica é um grande produtor de arroz, decidimos apresentar o arroz doce, prato típico do Nordeste e muito degustado nas festas juninas. Estamos aprendendo muito durante a gincana que nos traz novos conhecimento e proporciona união e senso coletivo da equipe”, afirma.

Já o grupo de Adriana Santos, 21, do curso técnico em Logística, o ‘Team Beta’, descobriu que a Turquia consome muito cuscuz e almôndegas. “Foi muito bom, porque são pratos fáceis de preparar e muito usados pelos nordestinos. Adaptamos o cuscuz inserindo calabresa, milho verde e temperos. Já as almôndegas fizemos da nossa forma tradicional, de carne de boi, porque na Turquia é sempre feita de carneiro. É uma experiência muito boa, conhecer outros países, diferentes culturas e brincar com os ingredientes da culinária”, comemora.

 

Notícias Relacionadas