Estudantes e professores da rede estadual participam de formação para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Com o objetivo de preparar estudantes e professores da rede estadual para a realização da Etapa Escolar da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), 82 colégios ligados à Diretoria Regional de Educação (Direc) 1A, de Salvador, participam, na sexta-feira (12/07), da oficina de conferência, processo de formação de agentes multiplicadores. Cada unidade escolar será representada por um professor e um estudante (entre 11 e 14 anos), que irão se reunir no Instituto Anísio Teixeira (IAT), das 8h às 17h, para discutir e propor questões socioambientais, colaborando, assim, na transformação da unidade escolar em espaços educadores sustentáveis.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece de 25 a 29 de novembro deste ano, em Brasília, é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades, a partir de uma educação crítica, democrática e transformadora. “É dentro desse contexto que a Secretaria da Educação do Estado orientou que todas as Direc realizem oficinas de formação, que são fundamentais para que estudantes e professores possam se apropriar das informações necessárias, com o aprofundamento que a temática requer. É importante lembrar que as escolas têm até o dia 31 de agosto para a realização da Etapa Escolar”, ressalta Fabio Barbosa, coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado.

Segundo o diretor da Direc 1A, Rainer Wendel Costa Guimarães, a expectativa é que cerca de 170 pessoas, entre professores e estudantes dos colégios pertencentes à Direc 1A, participem das oficinas no IAT. “Estaremos formando agentes multiplicadores, que estarão subsidiando, metodologicamente, as escolas por meio de seus representantes no desenvolvimento das etapas da conferência (regional e nacional)”, disse.