Estudantes do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo elegem líderes de classe

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com bastante animação e acompanhados do sentimento de democracia e participação escolar, os estudantes do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, no bairro de Plataforma, realizaram, nesta quarta-feira (27/04), as eleições para os seus líderes de classe. Com 810 estudantes, foram escolhidos 48 representantes das 24 turmas, divididas em ensino fundamental e médio, nos três turnos.
 
Na turma da 8ª série A, a disputa foi acirrada, mas o estudante Ryan Santos, 13 anos, foi o selecionado. “Acho importante os colegas terem essa possibilidade de escolher os seus representantes,” destaca o aluno, que também conta como pretende atuar como líder de classe. “Espero, junto com os diretores e a Secretaria da Educação, poder propor bons projetos para a melhoria do ambiente escolar”.

"Podemos discutir ações entre a gente e por meio do líder externar nossas vontades”, estudante Evelyn Santos

A estudante e eleitora Evelyn Santos, 15 anos, acha que a escolha de um representante facilita a comunicação entre os estudantes e os gestores das escolas. “Acredito que deve existir um colega que tenha condição de organizar ideias dentro de uma turma. Podemos discutir ações entre a gente e por meio do líder externar nossas vontades”, explica.
 
Para o diretor do Colégio, Alexandro Pimentel, a importância do processo de eleição torna o estudante um cidadão mais pleno. “Eles começam a perceber que, no momento em que se organizam, podem melhorar não apenas o espaço escolar, mas também o cotidiano deles, o seu dia a dia na escola”, relata.

 

A realização das eleições para líderes de classe faz parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa potencializar a participação dos jovens nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa. Serão escolhidos em todo o Estado, mais de 20 mil representantes de turma.

Notícias Relacionadas