Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura representam a rede estadual em torneio regional de Robótica

Dez estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, unidade da rede estadual de ensino, com sede no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, irão disputar a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League. O torneio será realizado na próxima sexta-feira (23) e no sábado (24), da 8h às 17h, no SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, na capital baiana, sob o tema “Hidrodinâmica”. A competição é parte do programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com a ciência e a tecnologia e adquiram habilidades importantes ligadas ao trabalho e ao seu cotidiano.

Se o grupo do CJCC for classificado, participará, em março, no Paraná, da etapa nacional, que credenciará os vencedores para a participação em torneios realizados em diferentes países, a exemplo dos Estados Unidos, Austrália e Dinamarca, cujas datas ainda serão anunciadas. O aluno Iago Oliveira, 16, 2º ano do Colégio Central, um dos participantes, está com expectativa positiva e justifica: “Treinamos intensamente nas férias, pela manhã e pela tarde para aperfeiçoar o nosso robô para que possamos realizar as missões determinadas pelo torneio. Ficamos projetando, construindo, testando e jogando. Esperamos que a nossa participação seja sensacional para que possamos passar para a etapa nacional”, relata, afirmando que sempre gostou de eletrônica e participar da oficina de Robótica tem sido um aprendizado permanente na área.

A colega Laimane Varjão, 18, 3º ano também do Colégio Central, fala com entusiasmo sobre a participação na etapa regional do torneio. “São muitos desafios que teremos pela frente, mas minha expectativa é de que, este ano, a gente avance e chegue além na disputa de um evento deste nível de importância”. Ela destaca que, durante a competição, será apresentado um projeto de pesquisa que busca reaproveitar a água que fica na pia, como parte de um dos quesitos da prova. “Esperamos nos classificar e participar da etapa nacional no Paraná e quem sabe representar a Bahia em algum torneio em outros países”, reforçou o professor de Robótica, Elton Barreto.

Torneio de Robótica – Criado em 1998 pela empresa First, em parceria com o Grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A equipe Robograma do CJCC de Salvador está finalizando os últimos detalhes para a apresentação, que vai contar com um robô Lego e um projeto de pesquisa voltada para o tema do torneio (“Hidrodinâmica”).

Experiências – Os estudantes do CJCC fazem cursos e oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados e os alunos das oficinas de Robótica estão se destacando em diversas competições da área. Em 2017, por exemplo, projetos apresentados pelos estudantes dos CJCC de Salvador, Itabuna e Vitória da Conquista conquistaram premiações nas categorias “Programação”, “Design” e Maker, na etapa Regional Bahia da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada durante a Campus Party, em agosto do ano passado, em Salvador.

Já os projetos desenvolvidos pelos estudantes do CJCC de Vitória da Conquista – Robótica Educacional e Choices – receberam Menção Honrosa na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho de 2017, em Belo Horizonte, ficando entre os 12 que receberam a honraria em todo o país. O Choices é um jogo interdisciplinar de cartas digitais sobre hábitos alimentares saudáveis, que proporciona uma ação educativa capaz de despertar nos estudantes a consciência para o cuidado com a saúde. Já Robótica Educacional oferece a possibilidade de realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica), visando ampliar o acesso de jovens a novas experiências educativas.